Terça-feira, 13 de Novembro de 2019
Opinião

Dia do professor

Publicada em 15/10/19 às 19:31h - 340 visualizações

por Francisco Nery Júnior


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Personagem Professor Raimundo, da Escolinha de Chico Anísio, de saudosa memória  (Foto: imagem ilustrativa)

Ele ganha pouco e nem sempre ocupa lugar de destaque na sua comunidade. É quase sempre jogado na sala de aula para a construção solitária dos alunos de todas as vocações. A ênfase dos planejamentos e a preocupação básica das reuniões, não podemos dizer que levam em conta primordialmente o trabalho penitente da sala de aula. É assim e assim acontece sem que os envolvidos no processo pareçam perceber.


O professor é um solitário inveterado na tarefa de instruir e educar. A estrutura burocrática despreza a primeira enquanto a família despreza a segunda. De fora, mais do que de dentro, a percepção que o mestre é de fato um abnegado. Ele não desiste. Desprezado, não desiste. Achincalhado, segue em frente. Escanteado, mantém o curso duramente escolhido. Sabe que o reconhecimento [só] virá na vigésima-quinta hora; tarde demais.


Não é fácil ser professor. A afirmação é do senador Confúcio Moura em discurso no Senado da República. “No tempo em que a família se abstém de ajudar o professor na tarefa de educar, o que pode fazer o professor?”, indaga o senador. Quando cada vez mais alunos ameaçam os seus mestres, agridem e insultam, como instruir e educar? “O professor tem que ser protegido”, segue o parlamentar. “Este é o assunto: proteger o professor!”, conclui o seu discurso.

E manda um recado direto aos senhores prefeitos: “Não esperem muito de Brasília. Invistam pesado nas escolas da periferia”.


E nós ficamos felizes em reproduzir as citações de um senador muito bem avaliado no seu estado de Rondônia, bem como lembrar o lamento do filósofo Mário Sérgio Cortella ante a renúncia incompreensível das famílias para a tarefa de educar.

Francisco Nery Júnior


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2019 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12