Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse

O Brasil visto de fora – como a minha professora na França vê o Brasil. O Professor Francisco Nery entrevista a Professora Carine de Martin

Publicada em 19/09/19 às 20:09h - 1475 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse  Compartilhar a noticia Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse  Compartilhar a noticia Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse

Link da Notícia:

Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse
 (Foto: Ângela Nery)

O Brasil visto de fora – como a minha professora na França vê o Brasil.

O Professor Francisco Nery entrevista a Professora Carine de Martin

A Professora Carine de Martin é uma das melhores professoras de língua francesa que já encontrei na vida. Tenho assimilado bastante conhecimento para melhor ler, falar e traduzir francês. Para que os meus leitores possam também usufruir desta maravilhosa experiência, consegui que a professora dedicasse parte do seu tempo para a entrevista que passo a traduzir:

Nery - Bom dia, Carine. Você está feliz em falar com o povo de Paulo Afonso?

Carine – Sim, certamente muito feliz. É uma honra.

Nery - Por que você decidiu ser Professora?

Carine – Sempre desejei ensinar. É uma vocação. No início, eu me dediquei ao ensino de crianças. Depois, durante meus estudos universitários, eu descobri o ensino de francês como língua estrangeira e então disse a mim mesma que era realmente o que eu queria fazer. Neste estágio da minha vida, este trabalho me é muito gratificante. É um trabalho muito variado, a gente nunca ensina no mesmo nível, a gente encontra novos alunos a cada mês, eles despertam em nós o prazer de descobrir a sua língua, sua cultura, seu país. Na realidade, nós viajamos todos os dias!

Nery - Quando você escuta o nome Brasil, o que isso quer dizer? Que reação provoca em você?

Carine – Nunca tive a oportunidade de visitar o Brasil, de forma que a imagem que tenho é sem dúvida um clichê. O Brasil me faz pensar nas belas praias, o sol, o sorriso, pessoas calorosas, o bom humor, um povo que gosta de festa. Eu penso no carnaval e no futebol.

Nery - Poderíamos então dizer que você gosta de futebol, de carnaval e de samba?

Carine – Eu acompanhei cada copa do mundo com interesse. As que mais marcaram os franceses foram a de 2018 que nós ganhamos e, evidentemente, a de 1998 quando o Brasil e a França foram para a final. O carnaval na França não é tão grandioso como no Brasil. A folia deve ser inacreditável!

Nery - As posições políticas dos nossos países não são nem um pouco semelhantes neste momento. Nós não podemos dizer que [o presidente] Macron e Bolsonaro são amigos. Como uma boa professora, você arriscaria nos dar bons conselhos? O que você poderia nos dizer?

Carine – Eu não tenho a pretensão de dar conselho a vocês. Não sou especialista em política. Eu prefiro me abster de responder.

Nery - O que você poderia dizer ao povo de Paulo Afonso e adjacências para que eles comecem a pensar sobre uma viagem à França?

Carine – A França é um belo país, cheio de história. Nós temos um patrimônio histórico excecional; paisagens variadas, um clima agradável. Vale a pena viver aqui.

Nery - Você aceitaria um convite para visitar o Brasil?

Carine – A pergunta equivale a um convite? Claro que eu adoraria visitar o Brasil. Espero ter a oportunidade um dia.

Nery - Muito obrigado por nos ter concedido parte do seu tempo para a nossa entrevista.

(Francisco Nery Júnior, correspondente do jornal Folha Sertaneja e site www.folhasertaneja.com.br em Toulouse na França)

Nota da Redação:

Com apenas 15 dias de estudo na França, o Professor Francisco Nery Júnior recebeu a informação que a direção do ICT (Instituto Católico de Toulouse) da Universidade Católica, decidiu colocar a entrevista que ele fez com a Professora Carine (acima) no Instagram da instituição por considerar a produção importante e ORIGINAL.

Parabenizamos o Professor Francisco Nery Júnior, cidadão de Paulo Afonso e membro efetivo da Academia de Letras de Paulo Afonso – Cadeira Nº 18.

Do Professor Nery: “. Dedico esta vitória aos amigos de Paulo Afonso, depois de Deus”.

O Instagram do ICT é: ICT Institut Catholique Toulouse




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Professor Galdino

19/09/2019 - 22:17:55

Em nome da Academia de Letras de Paulo Afonso, da qual o Professor Francisco Nery Júnior, soteropolitano e também cidadão de Paulo Afonso, nos honra como um dos seus membros quero parabenizar o prezado confrade por essa nova experiência, de buscar aperfeiçoar seus conhecimentos, ele que já é Professor de Inglês e fluente em Francês e ainda "arranha" algumas coisas em outros idiomas. Sucesso, sempre, Professor Francisco Nery. Os aplausos dos que fazem a ALPA. Antônio Galdino da Silva - Presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!