Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Mundo

Prefeitura de Paulo Afonso informa que ICMS caiu 36,90% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018

Mesmo com brusca redução do ICMS, Prefeitura manterá serviços prestados à população, assegura Secretária de Planejamento

Publicada em 10/04/19 às 22:47h - 785 visualizações

ASCOM/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeitura de Paulo Afonso informa que ICMS caiu 36,90% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018  Compartilhar a noticia Prefeitura de Paulo Afonso informa que ICMS caiu 36,90% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018  Compartilhar a noticia Prefeitura de Paulo Afonso informa que ICMS caiu 36,90% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018

Link da Notícia:

Prefeitura de Paulo Afonso informa que ICMS caiu 36,90% no 1º trimestre de 2019 em relação ao 1º trimestre de 2018
Patrícia Alcântara, Secretária de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Paulo Afonso  (Foto: Arq. Folha Sertaneja)

A queda brusca do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), neste primeiro trimestre de 2019, vem causando grande preocupação à Prefeitura de Paulo Afonso. Os novos números incidem em uma série de medidas, porém não afetarão os serviços prestados à população.

De acordo com a Secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara, o imposto caiu 36,90% com relação ao primeiro trimestre de 2018, impactando em uma diferença de mais de 11 milhões a menos que o mesmo período do ano anterior. O ICMS arrecadado de janeiro a março de 2018 foi superior a R$ 30 milhões, enquanto o arrecadado em 2019 gira em torno R$19 milhões.

A secretária explica que a situação pode se agravar até dezembro, se as medidas cabíveis não forem tomadas. “Nos três primeiros meses de 2019 tivemos essa queda na arrecadação e isso é preocupante, visto que reduz a receita do município de Paulo Afonso. O ICMS é a principal receita da Prefeitura, e reflete diretamente no Índice de Responsabilidade Fiscal da Folha (IRFF), e frente à Lei 101/2000 a Lei de Responsabilidade Fiscal”, enfatiza Patrícia.

Ela ressalta que na esfera municipal, o limite máximo para gastos com pessoal do Poder Executivo é de 54% e que a gestão precisa tomar as medidas previstas em lei para que o IRFF se comporte inferior a este índice. “A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, na gestão do Prefeito Luiz Barbosa de Deus, tomará todas as medidas cabíveis e previstas na lei para que o Índice de Responsabilidade Fiscal da Folha, e os Índices da aplicação mínima de 25% na Educação e de 15% na Saúde sejam cumpridos, e os servidores e fornecedores continuem recebendo em dia seus salários e pagamentos”, frisa.

A secretária reforça que os ajustes serão necessários. “Essa não é a primeira vez que temos queda no ICMS, então tomaremos algumas medidas de redução de gastos, de controle de custeio, que serão focadas no funcionamento da parte administrativa. É um momento de contingenciamento, e as medidas judiciais cabíveis pra recuperação do ICMS já foram tomadas”, fala.

“O que estamos buscando é o equilíbrio financeiro, através da redução de custeio e de itens que incidem na despesa de pessoal, a exemplo de horas extras, como já previsto na LRF. Estamos trabalhando e ajustando para que os Índices de Responsabilidade Fiscal da Folha, o Índice da aplicação de recursos na Educação e na Saúde sejam cumpridos, bem como o pagamento dos servidores, do repasse do duodécimo da Câmara e fornecedores, sejam pagos em dia, como é a prática dessa gestão”, diz a secretária.

Ela lembra que apesar da queda do ICMS e a crise que assola o país, a Prefeitura de Paulo Afonso continua com todas as suas contas equilibradas, diferente da realidade de muitas prefeituras da região. “Apesar de toda a crise, temos uma realidade diferenciada em nosso município porque as contas estão em dia, salários, fornecedores e os serviços prestados todos em funcionamento, obras sendo realizadas, diferente do que vemos em alguns municípios vizinhos, inclusive em outros Estados. Isso é o retrato de uma gestão séria e compromissada”, conclui Patrícia.  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!