Quinta-feira, 09 de Abril de 2020
local/Meio Ambiente

Lago Siriema e viveiro de plantas receberão investimentos de R$ 1 milhão do Projeto Paulo Afonso em Verdes Lagos

O município foi contemplado com o projeto por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF - CCR do Baixo São Francisco

Publicada em 06/03/20 às 11:11h - 171 visualizações

por Ascom/PMPA


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

O Lago Siriema, localizado na comunidade Senhor do Bonfim, próximo ao Bairro Centenário, e o viveiro de plantas, situado nas imediações da Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA), passarão a vivenciar uma nova realidade de recuperação ambiental. Isso será possível devido ao Projeto Paulo Afonso em Verdes Lagos, que prevê investimentos na ordem de R$ 1 milhão para as localidades.

O município foi contemplado com o projeto por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF - CCR do Baixo São Francisco, cuja equipe técnica esteve visitando os locais na tarde desta terça-feira (3). O grupo foi acompanhado pela equipe das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura.

A ambientalista Rosa Cecília, membro do CBHSF, explicou a importância das visitas in loco. “É muito importante esses encontros in loco para termos um olhar especial onde realizaremos as revitalizações. Estivemos no Lago da Siriema e no viveiro de plantas, junto com representantes das secretarias municipais de Meio e Ambiente e Infraestrutura, e sentimos que os locais escolhidos foram pontuais".

Ela ainda explicou a origem dos recursos a serem aplicados no projeto. “Todas as verbas destinadas a projetos de recuperação ambiental são oriundas da taxa de cobrança da água pelas empresas de saneamento com gerenciamento da empresa Peixe Vivo, entretanto com os destinos indicados pelo comitê. Usar esses recursos para criar espaços de lazer e ampliar viveiros de mudas é melhorar a qualidade de vida da população, devolvendo à natureza o que foi retirado pelo homem. O próximo passo é aguardar a empresa que será responsável para tocar as obras, onde teremos essa resposta nos próximos dias. Em seguida, num prazo de 18 meses, tudo estará concluído e entregue à comunidade".

O secretário de Meio Ambiente Ivaldo Sales Júnior destacou as visitas como produtivas para a concretização dos projetos. “Quero parabenizar a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente pois estamos vivenciando a concretização de projetos elaborados com resultados positivos. Estivemos também acompanhados do secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, numa parceria que será muito importante nessas ações que terão início já nos próximos meses. A meta é restaurar e reflorestar os lagos começando pelo Siriema, urbanizando e criando áreas de lazer que vão beneficiar, principalmente, as pessoas que moram no local. Além disso, a quantidade de mudas atualmente existentes no nosso viveiro, será ampliada”, falou o secretário.

A senhora Maria Lourdes Lira dos Santos, residente ao entorno do Lago Siriema, falou da felicidade em ver esse sonho realizado. "Estamos aguardando esse momento com muita ansiedade. Tenho certeza que mudará nossas vidas de forma significativa. Agradeço a todos os envolvidos nessa ação", disse.

O projeto elaborado pelo município foi apresentado ao CBHSF em atendimento ao edital de chamamento público 01/2018. De acordo com o Termo de Referência, entre os apontamentos, será necessário o reflorestamento e isolamento da área do lago Siriema, além da sua revitalização, melhorando o aspecto visual da região e disponibilizando espaços de lazer no entorno do lago; ampliação do viveiro municipal de mudas nativas de médio e grande porte e plantas ornamentais, que passará à capacidade de produção de aproximadamente 100 mil mudas por ano.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12