Quinta-feira, 09 de Abril de 2020
local/Meio Ambiente

A pedido da Prefeitura, Defesa Civil do Estado realiza inspeções em barragens na zona rural

As comunidades de Santo Antônio, Várzea, Rio do Sal foram as avaliadas

Publicada em 22/02/20 às 14:18h - 235 visualizações

por Ascom/PMPA


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Visando avaliar as situações das barragens na área rural de Paulo Afonso, logo após as ultimas chuvas que caíram na localidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, solicitou ao Governo do Estado uma visita técnica de um representante da Defesa Civil para realizar vistorias de prevenção em açudes.

Na manhã desta quarta (19), as inspeções foram realizadas pelo Superintendente de Previsão e Defesa Civil do Estado, o Engenheiro Agrônomo Paulo Luz, que foi a campo com o subsecretário de Agricultura, Alvânio Santana, e o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves. As comunidades de Santo Antônio, Várzea, Rio do Sal foram as avaliadas, com o objetivo de diagnosticar a situação dos barreiros, além de orientações de gerenciamento dos lagos.

“Sempre tivemos uma preocupação com essas barragens localizadas na área rural, principalmente as construídas de forma artesanal, sobre resistência a corrente de águas. As últimas chuvas que caíram no município causaram transtornos em algumas comunidades, onde barragens romperam ocasionando situações adversas para os ruralistas. Temos algumas comunidades que estão previamente alertadas e solicitamos um representante da Defesa Civil do Estado para fazer inspeções pontuais e levantar um diagnóstico, além de nos passar orientações preventivas. Recebemos o Engenheiro Agrônomo Paulo Luz, Superintendente de Previsão e Defesa Civil do Estado, onde equipes da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, bem como da Secretaria de Infraestrutura fizeram esse acompanhamento”, explicou a coordenadora da Defesa Civil do município, Cláudia Galindo.

Logo após as visitas, o superintendente Paulo Luz, destacou o trabalho realizado.  “Fizemos uma inspeção de prevenção nas barragens localizadas nas comunidades de Santo Antônio, Várzea, Rio do Sal e na propriedade do senhor Cláudio Torres. No Rio do Sal, já solicitamos da Secretaria Estadual de Infraestrutura que realize o mais rápido, obras para recuperar a cabeceira daquele pontilhão. É um trabalho junto a estas comunidades para que venhamos evitar rompimentos. O governador Rui Costa fez um pedido especial a todas as secretarias envolvidas nesse processo para intensificar os trabalhos de precaução. Nesta ocasião trouxemos também um vídeo com orientações para que possa ser divulgado entre os ruralistas evitando algumas práticas não recomendáveis no gerenciamento desses lagos”. Ele enfatizou que a Defesa Civil também irá confeccionar panfletos com orientações para que sirvam como base na manutenção dos açudes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12