noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Lacen Paulo Afonso inicia realização de exames para detecção de covid-19 nesta quinta-feira (11)

Publicada em 10/06/20 às 22:08h - 896 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lacen Paulo Afonso inicia realização de exames para detecção de covid-19 nesta quinta-feira (11)  Compartilhar a noticia Lacen Paulo Afonso inicia realização de exames para detecção de covid-19 nesta quinta-feira (11)  Compartilhar a noticia Lacen Paulo Afonso inicia realização de exames para detecção de covid-19 nesta quinta-feira (11)

Link da Notícia:

Lacen Paulo Afonso inicia realização de exames para detecção de covid-19 nesta quinta-feira (11)
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)


A Prefeitura de Paulo Afonso dá mais um passo fundamental no combate ao coronavírus. A partir desta quinta-feira (11), o Laboratório Central (Lacen) será o responsável pela execução das amostras de testes moleculares da Covid-19. Para se adaptar a essa nova realidade, a unidade passou por várias adequações em sua estrutura física, além de intensivos treinamentos para os profissionais.

A solenidade de abertura acontece às 11h, com a presença do secretário de Saúde, Guiarone Garibaldi, integrantes da pasta, além da participação do bispo Dom Guido Zendron.  “Será uma solenidade rápida, pois não podemos aglomerar muitas pessoas no ambiente. Em seguida começam os trabalhos de forma oficial”, fala o secretário.

As obras foram realizadas em parceria com Governo do Estado, que disponibilizou os equipamentos necessários para a análise do material viral e identificação da presença Sars-Cov-2. Entre os aparelhos que funcionará na unidade está o Biomol, responsável por esses procedimentos clínicos.

De acordo com a coordenadora do Lacen, Shyrley de Moraes, isso representa um avanço para saúde pública do município e da região. “Vamos dinamizar as atividades com os novos aparatos tecnológicos que chegaram. Os resultados dos exames serão emitidos em curto espaço de tempo, em média de 72 horas, dependendo da demanda”, explica. 

Ela ressalta que as capacitações foram ministradas pela empresa de Produtos Médicos Hospitalares (PMH). “A metodologia de ensino é referência no Brasil em testagem e diagnóstico da Covid-19”, diz.

A equipe responsável por processar e analisar as amostras é composta por uma biomédica, com apoio de outro profissional da mesma área, designado a virologia e mais duas técnicas de laboratório.

O Lacen está localizado na Avenida Getúlio Vargas e atenderá, além de Paulo Afonso, os municípios que compõem a 10ª microrregião norte: Abaré, Chorrochó, Rodelas, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre e Santa Brígida.

Ascom/PMPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!