Sábado, 30 de Maio de 2020
Local

Águas do Lago do Hospital transbordam e invadem casas do Condomínio Aurora

Publicada em 23/03/20 às 13:04h - 565 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Antônio Galdino )

As fortes chuvas que caíram durante toda noite em Paulo Afonso trouxeram muitos transtornos para os moradores do Condomínio Aurora construído entre os lagos do Hospital da Chesf e o Lago Aurora que, por sua vez, deságua no lago do Balneário recentemente inaugurado festivamente pela Prefeitura de Paulo Afonso.

Esse é o caminho natural das águas que começam no lago do cemitério, no Bairro do Centenário e segue pelo Lago do Bairro Tropical, Lago da Vila Militar, Lago da Escola Boa Ideia, lago do Hospital e chega ao lago do condomínio Aurora e enfim ao Lago do Balneário e dali segue pelo antigo Canal das Lavadeiras até a pequena barragem da Usina Piloto.

O Condomínio Aurora foi construído exatamente entre o Lago do Hospital e o Lago Aurora que está passando por grande reforma pois faz parte do projeto chamado Quinta dos Lagos, que vem sendo realizado pela Prefeitura.

Ao longo dos anos esse caminho das águas vem sendo invadindo por moradias como as dos Bairros Senhor do Bonfim e Tropical o que obrigou o Exército a construir um muro preservando a sua área nas margens do lago da Vila Militar.

O Condomínio Aurora teve o seu projeto aprovado há anos pela Prefeitura.

Na manhã desta segunda-feira, 23 de março, os moradores foram surpreendidos com muita água invadindo várias casas a ponto de derrubar um muro de uma das casas. Segundo a moradora Elisângela a Defesa Civil demorou bastante para chegar mas com ela chegaram também os bombeiros e pessoal e máquinas da Prefeitura. Elisângela, ainda tensa, falou da presteza do trabalho dos bombeiros que, rapidamente, procuraram tirar as pessoas das casas mais atingidas e não houve nenhuma vítima.

Também o Professor Francisco, um dos moradores deste condomínio relata momentos de grande apreensão e a perda de bens materiais. “Graças a Deus que não houve nenhuma vítima. Os danos são materiais e mais pra frente Deus vai nos dar um jeito de repormos. Logo corri, levei a família para a casa de minha sogra e estamos por lá”.

Um fato agravante do problema foi que o carro da Coelba que chegou para fazer o desligamento da rede elétrica ficou atolado no bueiro que havia sido fechado pela Prefeitura, segundo informa a Sra. Elisângela e “as águas passaram agora a jorrar por esse bueiro e continuar invadindo as casas”.


E atenção! Depois de passar boa parte da manhã sem condições de trânsito, a ponte da Boa Ideia, na Rua das Caraibeiras que dá acesso ao Bairro General Dutra, nas proximidades da Rua da Concórdia, sede do jornal Folha Sertaneja e ao IFBA e Clube Paulo Afonso, ainda depois do meio dia tem muita água exigindo muita atenção dos motoristas e motociclistas.

O lago da Boa Ideia continua transbordando e está se formando grande quantidade de espuma na cabeça da ponte da Boa Ideia.

Muitos desses problemas que vêm acontecendo em Paulo Afonso são provocados pelas construções autorizadas ou invasões exatamente no caminho natural das águas, como tem acontecido no Siriema e agora nesse caminho dos lagos. Além do mais em momento assim se vê a quantidade de lixo que são jogados nesses lagos. No Lago do Hospital, até um sofá velho estava boiando.

E enquanto todos mantiverem esse comportamento e a Prefeitura não for mais rigorosa na fiscalização de construções irregulares nas bordas dos lagos de Paulo Afonso, teremos que ficar noticiando fatos lamentáveis como estes que vem acontecendo com muita frequência nos últimos tempos.

E a culpa não é das águas. Elas querem apenas passar, mas tiveram os seus caminhos naturais invadidos, barrados, bloqueados por muros, casas e outras construções.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12