Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Eventos realizados pela Prefeitura são cancelados e adiados devido ao coronavírus

O Luau na Praça, que aconteceria neste sábado (14), foi cancelado e as outras edições seguem suspensas; o Moto Paulo Afonso e a 1ª Feira do Leite foram adiados

Publicada em 14/03/20 às 20:52h - 814 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eventos realizados pela Prefeitura são cancelados e adiados devido ao coronavírus   Compartilhar a noticia Eventos realizados pela Prefeitura são cancelados e adiados devido ao coronavírus   Compartilhar a noticia Eventos realizados pela Prefeitura são cancelados e adiados devido ao coronavírus

Link da Notícia:

Eventos realizados pela Prefeitura são cancelados e adiados devido ao coronavírus
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

A pandemia do novo coronavírus (Covid -19) tem levado ao cancelamento e suspensão de diversos eventos em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a aglomeração de pessoas no mesmo ponto pode acelerar a dispersão da doença.

Tendo em vista a recomendação dos órgãos de saúde, a Prefeitura de Paulo Afonso cancela, suspende e adia alguns dos seus eventos que ocorreriam até maio, seguindo o protocolo mundial.

O Luau na Praça e a Feira de Artesanato, que aconteceriam neste sábado (14), foram cancelados e as outras edições seguem suspensas.

A 1ª Feira do Leite, que ocorreria no dia 5 de abril, e o Moto Paulo Afonso, que seria realizado de 30 de abril a 2 de maio, foram adiados.

“Estamos seguindo as orientações da OMS sobre a aglomeração de pessoas e, diante dessa posição, resolvemos adiar o Moto Paulo Afonso. Ainda não temos nova data porque vai depender do panorama mundial, de como serão as orientações daqui pra frente”, explica o secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares.

Para enfrentar o surto e preparar os profissionais para os procedimentos necessários, a Secretaria de Saúde criou o plano de contingência para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), onde foram traçadas estratégias preliminares de ações em saúde para o combate à doença.

O plano prevê medidas para os fluxos de notificação, monitoramento de casos suspeitos, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os possíveis encaminhamentos para os hospitais de referência.

"A meta é continuar mobilizando os recursos humanos e logísticos para fazermos frente a essa problemática mundial. O governo municipal segue realizando medidas preventivas e educativas em toda cidade. Na primeira reunião realizada no início do mês de março, solicitamos junto à Chesf uma ala que está desativada no Hospital Nair Alves de Souza para servir de enfermaria e isolamento nos casos de recomendações de internamento de pacientes com suspeita da doença. Os técnicos dos hospitais da cidade e do Laboratório Central (LACEN) estão sendo capacitados para realizarem a coleta da secreção, utilizada para o exame de detecção", explica o secretário de Saúde Ghiarone Garibalde.

Ele ressalta que a participação de todos é imprescindível para a proteção da comunidade contra a enfermidade.  “Nós estamos empenhados nesta causa, atualizando diariamente as informações e orientações que são repassadas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, ressaltou.

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Educação reúne servidores e representantes do Programa Saúde na Escola (PSE) para debater com a equipe de Vigilância Epidemiológica as estratégias a serem realizadas nas escolas, uma vez que algumas das unidades concentram mais de mil alunos.  

(Ascom/PMPA)

Plano de ação e contingência contra Covid -19 é apresentado

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma reunião objetivando apresentar o plano de contingência para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19). O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira (11), na sede do órgão.

Participaram do evento a comissão técnica responsável pela elaboração do projeto e representantes de diversos setores ligados à pasta. Os diálogos foram mediados pelas superintendentes de Vigilância em Saúde, Micheline Bezerra; da Atenção Especializada July Karoliny e pela coordenadora do Departamento de Auditoria e a Avaliação, Jackeline Gomes.

Na oportunidade foram discutidas estratégias preliminares de ações em saúde para o combate à doença. O plano prevê medidas para os fluxos de notificação, monitoramento de casos suspeitos e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e os possíveis encaminhamentos para os hospitais de referência.

"A meta é continuar mobilizando os recursos humanos e logísticos para fazermos frente a essa problemática mundial. Apesar de não termos nenhum registro de pessoas contaminadas com o vírus no município, o governo municipal segue realizando medidas preventivas e educativas em toda cidade. Na primeira reunião realizada no início do mês de março, solicitamos junto à Chesf uma ala que está desativada no Hospital Nair Alves de Souza para servir de enfermaria e isolamento nos casos de recomendações de internamento de pacientes com suspeita da doença. Os técnicos dos hospitais da cidade e do Laboratório Central (LACEN) estão sendo capacitados para realizarem a coleta da secreção, utilizada para o exame de detecção da doença", explica o secretário de Saúde Ghiarone Garibalde.

Ele ressalta que a participação de todos é imprescindível para a proteção da comunidade contra a enfermidade.  “Nós estamos empenhados nesta causa, atualizando diariamente as informações e orientações que são repassadas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, ressaltou.

Novo Coronavírus

A doença chamada de Coronavírus (COVID-19) foi descoberta no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e em outros países. O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), provocado pelo SARS-CoV. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

(Ascom/PMPA)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!