Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso comemora o 1º aniversário dias 7 e 8 de dezembro, com a presença do Pastor Edson Dantas

Publicada em 05/12/19 às 23:14h - 1307 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso comemora o 1º aniversário dias 7 e 8 de dezembro, com a presença do Pastor Edson Dantas  Compartilhar a noticia 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso comemora o 1º aniversário dias 7 e 8 de dezembro, com a presença do Pastor Edson Dantas  Compartilhar a noticia 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso comemora o 1º aniversário dias 7 e 8 de dezembro, com a presença do Pastor Edson Dantas

Link da Notícia:

3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso comemora o 1º aniversário dias 7 e 8 de dezembro, com a presença do Pastor Edson Dantas
 (Foto: Arquivo da Folha Sertaneja e divulgação)

Os evangélicos presbiterianos chegaram em Paulo Afonso junto com as obras de construção da primeira Usina da Chesf, iniciada no segundo semestre de 1948.

Entre estes pioneiros que vieram trabalhar nas obras da Chesf, estava o casal Florêncio Barbosa e sua esposa D. Josefa Azevedo, conhecida como Irmã Zefinha. Foram eles que acolheram outros evangélicos que se reuniam em sua casa para cultuar a Deus nesta região chamada de Forquilha.

Em 1949, a Missão Presbiteriana sediada no Recife decidiu enviar para Forquilha o Pastor José Martins Ferreira, estabelecido na cidade de Pesqueira/PE para organizar o trabalho presbiteriano deste lugar.

Em 6 de Agosto de 1949, ele saiu da cidade de Pesqueira/PE com essa missão e no dia 11 de Agosto daquele ano estava criada a Congregação Presbiteriana de Paulo Afonso. Na ata de sua fundação, ele registrou: “Fui muito bem recebido e hospedei-me na casa do irmão Florêncio Barbosa de Azevedo e sua esposa, irmã Zefinha”.

Em 13 de abril de 1974, uma comissão do Presbitério Centro de Pernambuco se deslocou para o agora município de Paulo Afonso para transformar a Congregação Presbiteriana na 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, sob a direção do Pastor Manoel de Campos Sales e tendo como seus primeiros presbíteros Valdemar Júlio dos Santos, Elias Florentino da Silva, Severino Araújo Pereira e Athayde José dos Santos.

A partir deste núcleo original da Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, foram nascendo outras igrejas na região.

Em 13 de Setembro de 1986 criou-se a Congregação Presbiteriana de Itaparica e ali se destacou o trabalho de Valdemar Júlio, Ari Garcia e José Luiz. Essa Congregação passou à condição de Igreja Presbiteriana de Itaparica em 3 de Fevereiro de 1991 sendo o Pastor evangelista Robson José da Silva Cruz, o seu primeiro pastor.

Ainda em 1991, em 5 de Maio, nascia a Congregação Presbiteriana do Bairro Centenário que, em 27 de Outubro de 1996, passou a ser a 2ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso tendo como seu primeiro pastor o Rev. César Pereira de Souza.

Em 12 de outubro de 2010, nascia a Congregação Presbiteriana Karisma, dirigida pelo Pastor Silas Azevedo Júnior. A Congregação era jurisdicionada eclesiasticamente à Igreja Presbiteriana de Portão, localizada em Lauro de Freitas/BA.

Em 8 de Dezembro de 2018 a Congregação Presbiteriana Karisma passou a ser a 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, mantendo-se sobre a direção do Pastor Silas Azevedo Júnior.

Embora a distância entre o trabalho pioneiro da Congregação Presbiteriana de Paulo Afonso que aconteceu há mais de 70 anos, em agosto de 1949 e a 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, assim como há muitos anos, exatos 33, separando o início do trabalho desta 3ª IPPA e o começo do trabalho presbiteriano na Congregação de Itaparica, há uma intensa e fraterna relação que une esses acontecimentos. Uma relação familiar. 

É que, o casal Florêncio e Josefa Azevedo eram os avós do Pastor Silas Azevedo Júnior e Valdemar Júlio, o saudoso presbítero emérito da 1ª Igreja Presbiteriana, pioneiro da Congregação de Itaparica era o sogro do jovem Pastor Silas Júnior que viveu a infância e anos da adolescência também na 1ª IPPA, a pioneira do trabalho presbiteriano nesta região.

Primeiro pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, Silas Azevedo Júnior foi eleito para dirigir esta igreja nos próximos 5 anos podendo ser reeleito outras vezes.

Na comemoração do 1º aniversário da 3ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, o Pastor Silas Azevedo e o Conselho desta Igreja decidiram trazer como preletor de toda a programação – no sábado, dia 07/12 às 18h e 30min e no domingo, 08/12 às 10 horas da manhã e às 18h e 30 minutos, o Pastor Edson Dantas que pastoreou a 1ª IPPA por muitos anos sendo muito querido de todos.

Ao deixar a Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, o Pastor Edson Dantas foi pastorear a 4ª IPPA de Garanhuns e ali foi também o diretor do renomado e centenário Colégio Presbiteriano 15 de Novembro.

O Pastor Edson Dantas é, há muitos anos, pastor presbiteriano no Recife onde dirige o também centenário e renomado Colégio Presbiteriano Agnes.

Presbítero da 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, onde cheguei no ano de 1965 e tendo participado ativamente também da criação da 2ª Igreja, ao lado do saudoso presbítero Zorildo, tive a alegria de contar a história da vida desta igreja quando ela completou 62 anos, em 2011, no livro 1ª Igreja Presbiteriana – 62 anos de História nas margens do rio São Francisco, esgotado há anos mas com uma nova edição, revista e atualizada, sendo preparada.

A Deus, toda a honra e toda a glória!

Antônio Galdino da Silva - Pb/disp - 1ª IPPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!