noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Índios, estudantes da UNEB, ocupam as instalações do Campus 8 em Paulo Afonso

No manifesto os índios informam que representam as seguintes etnias: Kiriri, Kaimbé, Kantaruré, Pankararé, Tuxá, Tumbalalá.

Publicada em 06/11/19 às 19:14h - 1388 visualizações

Antônio Galdino com informações dos sites tribunamulungu.com.br e dimasroque.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Índios, estudantes da UNEB, ocupam as instalações do Campus 8 em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Índios, estudantes da UNEB, ocupam as instalações do Campus 8 em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Índios, estudantes da UNEB, ocupam as instalações do Campus 8 em Paulo Afonso

Link da Notícia:

Índios, estudantes da UNEB, ocupam as instalações do Campus 8 em Paulo Afonso
 (Foto: Dimas Roque FOTO DA CAPA e Negritto Alcântara FOTOS DA RUA.)

Após realizarem manifestação pelas ruas da cidade um grupo de índios, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – LICEEI na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII na Cidade de Paulo Afonso-BA,  se dirigiu a esta unidade da UNEB Campus 8, no prédio da antiga Escola Adozindo na CHESF onde estão a sala da diretora, área administrativa e as salas de aulas. Em vídeo divulgado pela liderança da ANAÍ, é informado que eles só deixarão esta unidade de ensino quando tiverem suas reivindicações aprovadas pela reitoria da UNEB.


Os índios são representados pela ANAÍ – Associação Nacional de Ação Indigenista, que emitiu um manifesto disponível a seguir:

Manifesto de Repúdio

Nós Professores e Professoras indígenas das regiões Norte e Oeste da Bahia, estudantes no curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – LICEEI na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII na Cidade de Paulo Afonso-BA, viemos a público Manifestar Repúdio a conduta racista, discriminadora com que o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado (Secretário Jerônimo Rodrigues) e UNEB na pessoa do Reitor (José Bites de Carvalho) têm nos tratado enquanto profissionais da educação escolar indígena que representamos os interesses educacionais das seguintes etnias: Kiriri, Kaimbé, Kantaruré, Pankararé, Tuxá, Tumbalalá.


​O governo da Bahia criou a carreira de Professor Indígena, através da Lei 12.046/11 de 04 de janeiro de 2011, porém, resiste ao dialogar com a categoria que visa discutir com o Estado uma estratégia para assegurar a permanência destes profissionais nos cursos de licenciaturas intercultural indígena, promovidos pela Universidade do Estado na Bahia – UNEB. Na ausência de uma política estadual de formação superior para os profissionais da educação escolar indígena, as licenciaturas são consideradas por nós professores e professoras indígenas uma excelente oportunidade para a melhoria da qualidade da educação ofertada pelo Estado em nossas escolas indígenas, mas para que esse sonho venha a tornar-se realidade é preciso haver compromisso e investimento do Estado para garantir que os estudantes das licenciaturas consigam concluir seus cursos, para que finalmente possamos adquirir uma formação superior que melhore a nossa qualificação profissional e nos torne aptos a receber uma remuneração justa de acordo com a carga de trabalho desempenhamos conforme regulamenta a Lei 12.046/11.


Com indignação manifestamos o nosso Repúdio e dizemos ao Secretário de Educação do Estado e ao Reitor da UNEB, Jerônimo e Bites que não iremos tolerar racismo institucional, que respeitem os povos originários, respeitem os povos indígenas do Norte e Oeste da Bahia. Exigimos em caráter de urgência uma agenda para tratar da pauta apresentada relacionada Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena.


Por conta dessa invasão, a diretora da UNEB, Professora Suzana Menezes Luz de Souza, expediu um comunicado informando da suspensão das atividades daquela universidade no dia de hoje, 6/11, dia da invasão e informando que aguarda os encaminhamentos para decidir sobre o dia de amanhã, 7/11.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Cristiano

07/11/2019 - 08:55:49

Todos somos estrangeiros no Brasil. A terra é de todos, com todo respeito. Figuras chamadas de esquerda ficam atiçando os índios, depois quem leva bala dos ladrões são os coitados. Há que haver proteção para os indígenas.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!