Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico, nesta sexta-feira, 13 de Março

Será às 19 horas, no Memorial Chesf de Paulo Afonso

Publicada em 13/03/20 às 00:31h - 809 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico, nesta sexta-feira, 13 de Março  Compartilhar a noticia A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico, nesta sexta-feira, 13 de Março  Compartilhar a noticia A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico, nesta sexta-feira, 13 de Março

Link da Notícia:

A ALPA realiza Abertura do Ano Acadêmico, nesta sexta-feira, 13 de Março
 (Foto: ALPA, e Arq. Folha Sertaneja)

Nesta sexta-feira, 13 de Março às 19 horas, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – estará realizando grande evento na Abertura do Ano Acadêmico de 2020, com programação que vai se realizar no Memorial Chesf, gentilmente cedido pela Gerência Regional da Chesf em Paulo Afonso.

A Academia de Letras de Paulo Afonso, pela sua diretoria e por seus membros, ficará muito honrada com a presença de todos nesse evento que marca a abertura público dos trabalhos acadêmicos desta instituição durante o ano de 2020.

Na programação, palestras e homenagens a pessoas importantes para a vida de Paulo Afonso e do Nordeste brasileiros, e a poesia e música e mensagens de membros da ALPA e convidados para tornar esta noite inesquecível.

Homenagem, im memoriam, ao Dr. Antônio José Alves de Souza, primeiro presidente da Chesf

Na programação, a homenagem da ALPA ao primeiro presidente da Chesf, Dr. Antônio José Alves de Souza, que atuou em Paulo Afonso desde 1948 até a sua morte, no final de dezembro de 1961.

A prova do seu amor por esta terra fez com que os chesfianos e pauloafonsinos o homenageassem com o monumento do Belvedere onde está o seu busto e onde foi sepultado o seu coração, ato autorizado por sua família. Ele faleceu de infarto fulminante e por isso, ao pé do seu busto está um jardim em forma de coração, o dele foi ali sepultado, e a frase: “O coração que o matou e a sua permanência na paisagem a que deu vida”.

O neto do Dr. Antônio José Alves de Souza, o Sr. Luiz Cláudio Alves de Souza, vem de Aracaju para esta homenagem “Im Memorian”, ao Dr. Souza, como era chamado e querido por todos.

Dr, Souza foi também o primeiro escritor de Paulo Afonso com o seu livro/relatório – PAULO AFONSO, de 1954.

Palestra sobre os 72 anos da Chesf por Dr. Luiz Fernando Motta Nascimento, escritor e ex-diretor da Chesf

O evento também celebra os 72 anos da Chesf, a redentora do Nordeste, cuja história de grande desenvolvimento se escreve claramente em dois grandes capítulos: o Nordeste ANTES e o Nordeste DEPOIS da Chesf.

Para falar sobre estes 72 anos, a ALPA convidou o ex-diretor de duas diretorias da Chesf – De Construção e de Suprimento, o morador pioneiro de Forquilha (depois Paulo Afonso), engenheiro e escritor Luiz Fernando Motta Nascimento, que chegou a Forquilha ainda no ano de 1946 quando seu pai, o Mestre Alfredo, veio trabalhar na construção da Usina Piloto.

Dr. Luiz Fernando foi estudante pioneiro de escola improvisada mantida pelo Ministério da Agricultura, responsável pela construção da Usina Piloto, depois concluída pela Chesf. A escola funcionava onde hoje é o Clube Operário de Paulo Afonso – COPA.

Luiz Fernando depois estudou em outras escolas mantidas pela Chesf e foi pioneiro dos formandos no Curso Ginasial no Ginásio Paulo Afonso (depois COLEPA).

Formado em engenharia foi Diretor de Construção e depois Diretor de Suprimento da Chesf.

Luiz Fernando Motta Nascimento será Membro Correspondente da ALPA

Luiz Fernando Motta Nascimento é autor do livro PAULO AFONSO – Luz e Força Movendo o Nordeste e de vários depoimentos publicados pela Memória da Eletricidade e outras publicações. Ele está hoje com 80 anos, mora em Salvador e é uma memória vida da história da Chesf e de Paulo Afonso.

Ele será homenageado pela Academia de Letras de Paulo Afonso que o receberá como Membro Correspondente da ALPA.

A ALPA homenageia as mulheres

Nesse evento de Abertura do Ano Acadêmico da ALPA, estará sendo feita uma homenagem às mulheres, pela passagem do DIA INTERNACIONAL DA MULHER em 8 de Março.

Coral Chesf Paulo Afonso, o violonista Willames Silva, e a imortal da ALPA, Jovelina Ramalho, darão o tom musical ao evento

Da programação estarão participando o Coral Chesf de Paulo Afonso e o violonista Willames Silva e a imortal da ALPA, Jovelina Ramalho.

O evento é aberto a toda a comunidade e a ALPA ficará muito honrada e feliz com a sua presença.

Evento: Abertura do Ano Acadêmico da ALPA.

Data: 13 de Março de 2020 (sexta-feira) às 19 horas.

Local: Memorial Chesf Paulo Afonso.

Antônio Galdino da Silva – Presidente da ALPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!