Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020
Educação & Cultura

Projeto de leitura transforma alunos de comunidade carente de Paulo Afonso em escritores

Publicada em 07/01/20 às 15:14h - 137 visualizações

por *Patricia Santos no site: www.tribunamulungu.com.br


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Do Facebook de Lúcia Nascimento)

Sabemos que ler é enxergar além do que o horizonte pode nos mostrar. A leitura ajuda a melhorar as habilidades de vocabulário, comunicação, gramática e consequentemente amplia a visão de mundo.

O ideal seria que as crianças fossem incentivadas à leitura desde a infância, inicialmente em casa, pela própria família, mas infelizmente, a maioria delas, principalmente as mais humildes, não possuem esse hábito.

Ciente dessa realidade e da importância da leitura no processo de aprendizagem e na formação da criança, a bibliotecária, Lúcia Nascimento, criou o projeto Aventureiros da Leitura, na escola Manoel Nascimento Neto, no BTN III.

“Fiz esse projeto com a intenção de tentar melhorar o aprendizado dos alunos, percebendo também a luta diária dos (as) professores (as) para alfabetizar esses alunos, pensando nisso eu acredito que dez minutos que tiro do meu tempo para ouvir e explicar algo para cada aluno não me custa muito! Eu acredito muito nesses alunos, a questão de serem carentes e morarem num lugar onde muitos descriminam, não quer dizer que eles sejam menos que outros alunos de outras escolas!” disse a criadora do projeto.

Com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela literatura e escrita, a fada dos livros, não mediu esforços, com muita dedicação e carinho conseguiu atrair a atenção não só dos alunos do seu local de trabalho, mas também estendeu o projeto para sua residência, onde atende crianças da vizinhança.

Com pouco mais de dois anos de existência o projeto ultrapassou os muros da escola e já é considerado símbolo de transformação. Um grande feito aconteceu no dia 23 de novembro de 2019, na cidade de Santa Brígida, onde os aventureiros da leitura tiveram a imensa felicidade de participarem juntamente com escritores já renomados de uma importante antologia poética da região.

O ano de 2020 promete ser de muitas conquistas para os aventureiros. Tomados por motivação e auto estima, alguns dos seus membros pretendem alçar novos voos e em breve será lançado um livro escrito somente por escritores e poetas do projeto.

Contando atualmente com o apoio da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), de toda comunidade escolar e alguns parceiros que apoiam  a cultura pauloafonsina, o projeto segue transformando positivamente a vida de todos os envolvidos, confirmando as previsões de sua coordenadora:

“Os Aventureiros da Leitura” chegarão longe! Em nome de Jesus! Aproveito para agradecer aos meus gestores, professores, pais, colegas de trabalho, alunos, enfim toda comunidade escolar pelo apoio e confiança depositada em mim! O mérito não é meu, mas sim, de todos nós e principalmente dos alunos! Grata!” afirma Lúcia.

*Patrícia Santos, é pedagoga, poetisa e eterna aprendiz, e é também colunista do Portal Tribuna Mulungu




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12