Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020
Educação & Cultura

Aventureiros da Leitura recebem certificados do 1º Encontro de Escritores Santabrigidenses na Escola Manoel Nascimento Neto, em Paulo Afonso

Publicada em 15/12/19 às 00:04h - 277 visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Nilton Alcântara (Negrito))

Por uma iniciativa de Marcos Antônio Lima, escritor, poeta, membro da ALPA e de outras academias da região, Mário Moura, escritor, poeta, pedagogo e Marivônia Marques, pedagoga e secretária de Cultura e Turismo de Santa Brígida foi organizada a 1ª Antologia de Escritores Santabrigidenses & Convidados, lançada em Santa Brígida no dia 23 de Novembro.

Esta Antologia que também reuniu outros escritores de Paulo Afonso, Santa Brígida, Canindé do São Francisco e Monte Alegre de Sergipe, abriu espaço para estudantes de escolas da rede pública destes municípios e 44 alunos participaram, sendo 39 estudantes de Paulo Afonso/BA, 04 estudantes de Santa Brígida/BA e 01 estudante de Monte Alegre de Sergipe/SE.

Dos 39 estudantes do ensino fundamental de Paulo Afonso, 32 fazem parte do Projeto Aventureiros da Leitura criado e desenvolvido por Lúcia Nascimento, que atua na biblioteca da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, de onde saíram 26 dos participantes dessa Antologia, que teve também 01 aluno do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, 02 alunos da Escola Municipal Raimundo Medérico da Silva Toledo – Bairro dos Rodoviários e 03 alunos da Escola SESC Ler, todos do projeto Aventureiros da Leitura.

No dia 13 de Dezembro, o escritor Marcos Antônio esteve em Paulo Afonso fazendo a entrega dos certificados aos estudantes e aos colaboradores e instituições que participaram desse projeto que se constitui em excepcional oportunidade para que os novos talentos apresentem seus textos ou poesias.

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na Escola Manoel Nascimento Neto, sendo todos recepcionados pela vice-diretora Almira, pela bibliotecária Lúcia Nascimento, coordenadora do Projeto Aventureiros da Leitura, coordenadores e professores desta escola no Bairro Tancredo Neves, em Paulo Afonso-BA, onde os alunos desta escola e mais um aluno da Escola Raimundo Toledo foram agraciados.

Na abertura do evento, cada um dos membros da mesa falou da alegria de ver o brilho de alegria e felicidade nos olhos de cada uma destas crianças e pré-adolescentes, pela oportunidade de participarem de um evento destes. Brilho no olhar e emoção, não faltaram nesse momento em que se valoriza a cultura literária ainda no seu nascedouro.

Também foram entregues certificados à Secretaria de Educação de Paulo Afonso, diretora da Escola, Coordenadora, à criadora do Projeto Aventureiros da Leitura, ao Sesc Ler e ainda à ALPA, ao IGH, à Radio Web SELIGANAMUSICA, a Rogério Xavier, promotor cultural e ao jornal Folha Sertaneja.

O evento foi aberto pelo Coordenador Ronaldo Pancararu e a animação ficou por conta de Rogégio Xavier que desenvolve os projetos Chá de Poesia e Cultura em Movimento.

A mesa foi formada por Flávio Motta (vice-presidente do IGH), Socorro Araújo (tesoureira da ALPA), Antônio Galdino (presidente da ALPA e diretor do jornal Folha Sertaneja), Almira (vice-diretora da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto- EMMNN), Professora Menininha (da EMMNN), Valquíria Bezerra Nascimento (Aux. Bibliotecária do Sesc-Ler), João de Sousa Lima (presidente do IGH), Berilânia Rosa -Bell (coordenadora da EMMNN) e Marcos Antônio Lima, organizador da Antologia.

A diretora, Luciana Santos, precisou ir ao centro resolver um problema administrativo da sua gestão mas deixou grande equipe para recepcionar a todos.

E assim, além da coordenadora do Projeto Aventureiros da Leitura, Lúcia Nascimento, da escola Manoel Nascimento Neto, estavam a vice-diretora Almira, os coordenadores Bell dos Anjos e Ronaldo Pancararu, as professoras Maria Aparecida (Menininha), do 5º Ano A, Rozimeire Pereira da Silva, do 5º Ano B e ainda Mônica Barros cuidadora e madrinha de um dos Aventureiros e as professoras Cremilda Pereira e Aline Cordeiro. 

Após a entrega de certificados pelo representante dos organizadores da Antologia de Escritores Santabrigidenses e Convidados, também a professora Lúcia Nascimento, fez a entrega de um Certificado de Agradecimento e Reconhecimento a todos colaboradores do Projeto Aventureiros da Leitura, em que conclui dizendo: Você fez esse sonho acontecer!

No encerramento da solenidade foi servido um lanche para os presentes.

VEJAM DEZENAS DE OUTRAS FOTOS NA GALERIA - AVENTUREIROS DA LEITURA RECEBEM CERTIFICADOS.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Negrito Alcantara

15/12/2019 - 12:02:11

Sinceramente uma honra participar e sempre apoiar essa galera, e poder ver que ainda tem jeito, que ainda podemos incentivar a leitura em nossa cidade, e é sempre uma honra estar presente, apoiando, assistindo, participando de cada momento.


Marcos Antônio Pereira de Lima

15/12/2019 - 00:54:52

Nada mais enaltecerdor de que constatar a felicidade explícita na face de cada uma dessas crianças e adolescentes, aos constatar a realização de um sonho. Muito obrigado a Academia de Letras de Paulo Afonso, ao Jornal Folha Sertaneja, e ao Site Se Liga na Música por abraçar essa ideia, e nos apoiar nessa magnânima missão literária. Gratidão é a palavra.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2020 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12