Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

O projeto da ALPA, O Escritor vai à Escola, tem sido motivador do surgimento de novos leitores e escritores em Paulo Afonso

Atualizada em 05/09/2019, às 17:15 horas

Publicada em 05/09/19 às 11:54h - 1898 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia O projeto da ALPA, O Escritor vai à Escola, tem sido motivador do surgimento de novos leitores e escritores em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia O projeto da ALPA, O Escritor vai à Escola, tem sido motivador do surgimento de novos leitores e escritores em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia O projeto da ALPA, O Escritor vai à Escola, tem sido motivador do surgimento de novos leitores e escritores em Paulo Afonso

Link da Notícia:

O projeto da ALPA, O Escritor vai à Escola, tem sido motivador do surgimento de novos leitores e escritores em Paulo Afonso
 (Foto: divulgação)

Por uma sugestão da Professora Jovelina Ramalho, poetisa, fundadora da ALPA, a atual diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, criou o projeto chamado O Escritor Vai à Escola, com o objetivo de estimular os alunos das escolas de Paulo Afonso a criarem o hábito da leitura ou apoiando outros projetos de leitura já criados nas escolas de ensino fundamental e médio do município.

Assim, vários escritores estiveram, nesses dois anos da gestão visitando escolas, incentivando a leitura para jovens e adolescentes, declamando poesias, falando do seu trabalho de produção de livros e também acompanhando eventos voltados para a leitura e a criação de textos por alunos, principalmente da rede municipal de ensino de Paulo Afonso.

Um dos projetos de leitura que tem alcançado grande sucesso e já fez nascer os primeiros pequenos escritores foi o “Aventureiros da Leitura”, criado e desenvolvido pela professora Lúcia Nascimento, responsável pela Biblioteca da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, do populoso Bairro Tancredo Neves, em Paulo Afonso. E ali e em outras escolas já estiveram, em várias oportunidades, os escritores, Antônio Galdino, João de Sousa Lima, Marcos Antônio Lima, Jovelina Ramalho, Socorro Araújo, Rubinho Lima, Gecildo Queiroz, Jotalunas Rodrigues, Edson Barreto, dentre outros.

A ação do projeto da ALPA, O Escritor Vai à Escola já tem ultrapassado as fronteiras do município de Paulo Afonso. Além da ALPA ir a Rodelas, onde estiveram os acadêmicos Antônio Galdino e Socorro Araújo para atividades dentro do projeto Escolas Culturais interagindo com estudantes do Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, também em Santa Brígida os imortais Marcos Antônio Lima (que também tem interagido com a Escola Manoel Nascimento Neto, em Paulo Afonso), tem mantido um boa interação com os estudantes do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, do Povoado Colônia, em Santa Brígida.

Marcos Antônio Lima está mantendo contato com as diretorias da Escola Municipal Pedro Batista e do Colégio Estadual Luiz Viana Filho para sua participação, como representante da ALPA em atividades culturais e literárias destas escolas localizadas na cidade de Santa Brigida.

A ALPA, através de muitos dos seus escritores, também acompanhou e participou de várias edições do projeto Leitura, a Chave do Mundo, coordenado pela Professora Carmem Silva até o final do ano de 2018, envolvendo várias escolas da rede pública municipal e com apresentações públicas inclusive na III Bienal do Livro de Paulo Afonso, realizado pela ALPA em Novembro de 2018 quando as professoras Maria do Carmo, mais conhecida como Carmem Silva e Lúcia Nascimento, foram homenageadas como Moção de Aplausos da ALPA pelo seu trabalho.

No ano de 2019, foram bem intensas as participações de escritores da ALPA em escolas de Paulo Afonso.

Em Junho, os escritores Antônio Galdino e Socorro Araújo estiveram na cidade de Rodelas participando como palestrantes do projeto Escolas Culturais, do Governo da Bahia, desenvolvido naquela cidade no Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima.

Em Julho, o professor e escritor Antônio Galdino, presidente da ALPA fez palestra para os estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso, com a participação da professora Jovelina Ramalho, também escritora da ALPA e atuando nesta escola estadual de ensino fundamental e médio.

Ainda em Julho, as escritoras/professoras Socorro Araújo e Jovelina Ramalho estiveram conversando com centenas de estudantes da Escola Municipal Guiomar Pereira, no Bairro Moxotó/BA, (Oliveira Brito).

No mês de agosto então, várias atividades foram realizadas com a participação de escritores da ALPA.  No dia 8/8, a escritora Socorro Araújo participou, a convite do escritor Rogério Xavier do projeto Cultura em Movimento na Escola Municipal Padre Lourenço Tori do Povoado Várzea.

As escritoras Gorette Moreira, Socorro Mendonça e Jovelina Ramalho estiveram participando e sendo também homenageadas e representando outras escritoras da ALPA, ao lado do escritor Rubervânio Lima, também da ALPA, da 13ª Feira Regional com o tema "A LUTA, A FORÇA E O PODER DA MULHER NORDESTINA", projeto realizado pela Escola do Sesc-Ler nos dias 16 e 17/08.

Ainda em agosto/2019, no dia 30, a escritora/poetisa e professora Socorro Mendonça, escolhida como madrinha projeto “Leitura, Luz do Aprender”, coordenado pela Professora Carmem Silva que agora tua na Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, participou brilhantemente do lançamento desse projeto naquela Escola.

A “incansável guerreira”, como chamamos na ALPA a acadêmica Socorro Mendonça, superando as dificuldades também foi presença notável na abertura do “Projeto Leitura – Contos e Encantos da Caatinga”, realizado no dia 04 de Setembro na Escola Lions Clube, conveniada com a rede municipal de ensino. O projeto tem a organização da Coordenadora Pedagógica desta escola, professora Marlene Sandes.

Estes vários projetos de Leitura e a descoberta de novos escritores nas escolas da rede municipal de Paulo Afonso têm encontrado nos escritores da ALPA grandes incentivadores e os primeiros resultados já se apresentam.

Os estudantes que fazem parte do projeto Aventureiros da Leitura têm sido presença constante em eventos culturais de Paulo Afonso, como o Chá de Poesia, criado por Rogério Xavier e por ela realizado no Espaço Cultural Raso da Catarina às quintas feiras e também no Chá de Poesia nas Ondas do Rádio, nas sextas-feiras, na Rádio Paulo Afonso FM, 104,9 do Bairro Tancredo Neves e ainda no Projeto Cultura em Movimento, patrocinado pela Secretaria de Cultura de Paulo Afonso e coordenado pelo poeta Rogério Xavier, além de participações em eventos promovidos pela Academia de Letras de Paulo Afonso.

Muitos adolescentes frutos do trabalho das professoras Lúcia Nascimento e de Carmem Silva estão sendo apadrinhados por escritores da ALPA e de outras Academias co-irmãs e produtores culturais de Paulo Afonso e participam da antologia 1º Encontro de Escritores Santabrigidenses e Convidados que está sendo organizada pelo acadêmico da ALPA, Marcos Antônio Lima e deverá ser lançada até o final do mês de Novembro de 2019.

“A ALPA, através da sensibilidade e adesão de seus escritores está fazendo a sua parte, estimulando jovens, especialmente aqueles que estudam nas escolas públicas de Paulo Afonso a criarem gosto pela leitura e pela escrita e já teremos uma boa surpresa com as revelações que estarão mostrando seus escritos, seus textos, suas poesias nessa primeira antologia 1º Encontro de Escritores Santabrigidenses e Convidados que o confrade Marcos Antônio Lima, pauloafonsino membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso, morador da cidade de Santa Brígida está organizando e da qual, além de renomados escritores de Paulo Afonso e de municípios do Estado de Sergipe também abre uma grande espaço para esses novos valores. Tenho certeza que mais surpresas virão nos próximos anos. E o projeto O Escritor Vai à Escola, da ALPA, está ajudando a despertar esses novos talentos”, disse o presidente da ALPA, professor e escritor Antônio Galdino da Silva.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Marlene Dantas Sandes

09/09/2019 - 22:16:58

A Escola Municipal de 1 grau Lions Clube agradece ao Jornal Folha Sertaneja pelo apoio e incentivo à leitura e deixo registrado que tivemos a honra em receber a escritora Socorro Mendonça no Projeto de Leitura que continua com ações de produções até o final do ano letivo. Eu e a Diretora Erica Kariny de Melo Mendonça, em nome de todas as professoras queremos que a participação dela continue neste lindo projeto com os(as) alunos(as), assim como, a de outros escritores locais.


F. Nery Jr

06/09/2019 - 15:50:30

Belo trabalho. Parabéns aos confrades pelo trabalho sob a dinâmica presidência do professor Galdino. Acompanho de longe.


Marcos Antônio Pereira de Lima

05/09/2019 - 13:59:31

Excelente projeto de incentivo a leitura, e consequentemente, a elaboração de textos. Parabéns aos envolvidos. São semeadores e semeadoras de Letras, cultivando um futuro de livros.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!