Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Nery

Esvaziar as cadeias por força da pandemia do Covid-19 - flexibilização das penas

Publicada em 31/03/20 às 22:41h - 1519 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Esvaziar as cadeias por força da pandemia do Covid-19 - flexibilização das penas  Compartilhar a noticia Esvaziar as cadeias por força da pandemia do Covid-19 - flexibilização das penas  Compartilhar a noticia Esvaziar as cadeias por força da pandemia do Covid-19 - flexibilização das penas

Link da Notícia:

Esvaziar as cadeias por força da pandemia do Covid-19 - flexibilização das penas
 (Foto: fernando lemos)


Alguns condenados da Lava-Jato tiveram as suas penas comutadas em prisão domiciliar. A alegação das respectivas defesas: perigo de contaminação pelo Covid-19. Houve, então, flexibilização. Tratamos de condenados cujas ações – crimes – contribuíram bastante para a falência do Brasil.


E os milhares de outros encarcerados, com todo o peso do significante do termo? Encarcerados, não estão porventura também “expostos ao risco de contaminação”? A maioria pobres e desprezados sociais, merecem tratamento diferenciado [pior]? E se o vírus arrasador se imiscuir para dentro das cadeias – superlotadas?


Não, não. Não se trata de defender criminosos. Agora os vemos como humanos. A lei é muito clara a esse respeito. O evangelho, nem se fala! Eu detento (o leitor), como pensaria? 


Qual a minha argumentação? Meu pai, minha mãe, meu filho detento, não recomendaria eu a flexibilização das penas?


Falamos de flexibilização face a uma pandemia que pode arrasar comunidades livres. Que prever sobre as comunidades confinadas? Em tempo, os presos considerados perigosos estão fora da nossa argumentação.


Na França, em duas semanas, devido a liberações de presos antecipadas, e devido à diminuição das detenções, a população carcerária ficou reduzida de 4.000 detentos.


Se flexibilizarmos, dentro de regras e considerações rígidas – não podemos criar uma nova catástrofe – poderemos ter surpresas. Jean Valjean, personalidade central de Os Miseráveis de Victor Hugo, encarnou as melhores virtudes que um homem pode adquirir. Preso injustamente, conseguiu fugir da cadeia. Perambulando e desamparado, foi acolhido pelo padre na casa paroquial. Ao ir embora, levou consigo alguns pertences que não eram seus. 


Capturado mais adiante pela polícia, foi trazido à presença do pároco para a confirmação do furto. Para surpresa do próprio Valjean, o religioso o censurou “por não ter levado também um castiçal de prata”. O padre, para espanto dos policiais, apenas o acusou de, por preguiça ou por causa do peso, “haver recusado parte do presente”. Livre, Jean Valjean nunca mais foi o mesmo. O remédio fez efeito. A estratégia funcionou.  Ele nasceu de novo! Mais tarde, ambos já alquebrados e velhos, o pároco lhe confidenciou: “Com aquele ato, eu não comprei a sua liberdade. Comprei a sua alma!”.


O leitor, incrédulo e desconfiado, poderá estar balançando entre dois polos. Nada mais natural. Poderemos, como na obra imortal de Hugo, ter surpresas!

Francisco Nery Júnior


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Injustiçado

01/04/2020 - 09:50:39

Com certeza violência gera violência. Só o amor constrói.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!