noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Brasil

O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá

Quando atuou ali, como 3º Sargento, Laércio Paz compôs a Canção do CFAP e do 34º BIS, aprovada pela Secretaria Geral do Exército com Menção MB.

Publicada em 24/06/19 às 00:14h - 4822 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá  Compartilhar a noticia O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá  Compartilhar a noticia O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá

Link da Notícia:

O pauloafonsino Capitão Paz é homenageado pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva do Comando de Fronteira do Amapá
O então Sargento Laércio Paz, na Amazônia.  (Foto: divulgação, do acervo do Cap. Paz)

Durante os anos de 1989 a 1992, o 3º Sargento do Exército Brasileiro, Jailson Laércio Ferreira Paz serviu no 34º Batalhão de Infantaria de Selva – 34º BIS – do Comando de Fronteira do Amapá, criado em Março de 1968.

Em Março de 2018, o 34º BIS completou 50 anos de sua criação e decidiu comemorar o seu Jubileu de Ouro com intensa programação que incluiu a publicação de uma revista com a história desse Batalhão de Selva onde homenagearam militares que contribuíram para essa caminhada vitoriosa.

Na ocasião prestou uma grande homenagem a um filho de nossa cidade, o Capitão da reserva remunerada Jailson Laércio Ferreira Paz, em razão da autoria da Canção Militar inédita para aquela Organização Militar.

Convidado pelos editores desta Revista, o hoje Capitão Paz contou a história da criação dessa música que é hoje a canção do 34º Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Veiga Cabral, do Comando de Fronteira do Amapá, e afirma que “esse foi um momento que marcou muito a minha vida”.

Histórico da Canção do CFAP/34º BIS – Macapá/AP

“No período em que servi no 34º Batalhão de Infantaria da Selva, em Macapá, foi lançado um concurso para a criação da canção para este Batalhão do Exército.

Tomei a iniciativa, como todo esbelto infante da selva e procurei inspiração para compor a obra literária, adentrando no estudo minucioso do histórico do Batalhão e nas tradições dos nossos antepassados que lutaram para manter a nossa hiléia brasileira como patrimônio genuinamente brasileiro. Não posso deixar de enaltecer a parceria com o excelente músico JOÃO BOSCO RUSSO (in memorian), integrante da Banda de Música, que colocou a harmonia na obra.

Algum tempo depois, a autoria da obra foi aprovada e reconhecida pela Secretaria Geral do Exército, como ‘Trabalho de Natureza Técnico Profissional com Menção MB’.

Agradeço a todos os companheiros que ladeados comigo, direta e indiretamente, motivaram-me a cumprir A MINHA MISSÃO NESSE RINCÃO AMAZÔNICO. SELVA!”

 

Sobre esta homenagem o Capitão Paz falou à Folha Sertaneja:

“Essa grande obra literária e motivo de orgulho para a cidade de Paulo Afonso, pois eternizou o Cap Paz na história daquela Organização Militar e no Exército Brasileiro. Muitos não sabem, mas toda música cantada pela tropa militar formada nos eventos é obrigatório citar o nome de seus autores. Dessa forma, o nome do filho de nossa terra ecoa pelo menos uma vez por semana naqueles rincões da nossa Hileia, a Amazônia Brasileira.

A obra prima foi analisada e aprovada por uma comissão de músicos nomeada para esse fim pelo Centro de Documentação do Exército- CDOC, e recebeu a nota máxima, sendo registrada pela Secretária Geral- SGEx, Órgão do Exército Brasileiro, responsável por dar publicidade a todos os fatos históricos da Instituição desde a sua criação, localizado em Brasília-DF no Quartel General do Exército- QGEx, famoso Forte Apache.”, disse o Capitão Paz.

A canção vitoriosa

 

Quem é o Capitão Vaz?

Jailson Laércio Ferreira Paz é pauloafonsino. Nasceu em 21 de outubro de 1964 no Hospital Nair Alves de Sousa - HNAS. Filho dos pioneiros de Paulo Afonso, Jonathan Ferreira Paz (in memorian) e Terezinha Ferreira Paz.

Seu pai, Jonathan, foi operário da CHESF tendo falecido precocemente, em 1971, quando Laércio tinha apenas seis anos. Ele foi Chefe da Oficina na CHESF onde trabalhava com os também pioneiros chesfianos Nicolson Chaves e Zé Brasil.

Laércio Paz, posando, na Escola Murilo Braga, para a tradicional foto que era feita nas escolas, na época.

Sua mãe, D. Terezinha, hoje está com 88 anos e tem muito orgulho do filho que decidiu fazer carreira militar no Exército Brasileiro, onde serviu por 33 anos, em todas as regiões do Brasil - Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Desse tempo no Exército, passou 3 anos, de 1989 a 1992, em Macapá/AP, no 34º Batalhão de Infantaria de Selva – 34º BIS – do Comando de Fronteira do Amapá, quando criou a Canção/Hino daquele Batalhão e motivo de sua homenagem nas comemorações do cinquentenário do 34º BIS.

O hoje Capitão Laércio Paz, morou em Paulo Afonso desde o seu nascimento, em 1964 até o ano de 1985, quando foi aprovado no concurso para Operador de Usinas, na Chesf e também no concurso para o Exército Brasileiro, tendo sido aprovado em primeiro lugar em todo o Brasil. Fez opção pelo Exército.

Antes, no ano de 1983, serviu na 1ª Companhia de Infantaria, chegando a ser promovido a cabo no mesmo ano e também foi homenageado como atleta.

Durante os 21 primeiros anos em que viveu em Paulo Afonso, foi morador da Rua S e aluno da Escola Murilo Braga e outras escolas da Chesf e também do Colégio Paulo Afonso – COLEPA e do Colégio Sete de Setembro. Fez o Curso de Mecânica no CFPPA e era atleta de futebol das seleções do COLEPA e do Sete de Setembro. Também jogou nas equipes do COPA e do Olímpico, sendo conhecido na época como Jailson Galêgo.

Durante o tempo em que trabalhou em Brasília aproveitou para fazer o Curso de Direito, na UNIDF e pós-graduação em Direito Penal e Administrativo.

No seu tempo no Exército Brasileiro, teve a responsabilidade de muitas missões e destaca as últimas de sua carreira militar:

- No QGEx - Quartel General do Exército em Brasília-DF, em especial na Assessoria Jurídica do Estado-Maior do Exército e no EPEx - Escritório de Projetos do Exército, unidade que concentra todos os projetos Estratégicos e Estruturantes da Força na Aquisição de Produtos Estratégicos de Defesa.

“Cumprida a minha missão e sempre pronto para servir ao Brasil, decidi retornar à minha Paulo Afonso para dar uma melhor assistência à minha mãe, hoje com 88 anos de idade e desejo continuar servido ao meu país e a esta cidade onde nasci, fiz grandes amizades em toda a minha juventude e onde voltei a fixar residência há dois anos, vindo de Brasília.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

23 comentários


MARCOS ANDRÉ DE MORAES GUEDES

30/06/2019 - 13:09:43

Excelente Guerreiro!! Quando eu servi em 1992, ele ainda 3°Sgt era um excepcional Instrutor, onde todos os Respeitavam !!! PARABENS senhor Capitão Paz !! SEEELVAA!! Aqui Começa o Brasil !! CB EV GUEDES, hoje 2° SGT PM ANDRÉ MORAES do BATALHÃO AMBIENTAL da Briosa PMAP.


José Cortes

30/06/2019 - 10:33:52

Quando soldado Ev, tive a oportunidade de conhecer o 3 Sgt Paz, hj Cap Paz.Claro sou do 34° BIS na época 3°BEF.E canção continua sendo entoado e como filho da cidade de Macapá, tenho orgulho de dizer que conhecir o Sgt Paz da arma de infantaria* e Sgt Bosco (banda de musica ₩


Paduan

26/06/2019 - 21:12:44

Cap Paz, grande amigo, excelente profissional e um impecavel ser humano, é intelugente, honesto e responsavel, agrega portanto todas qualidades de gestor, uma vez que tem experiencia até juridica para realizaçao de atos e fatos administrativos. Desejamos sempre sucesso ao nosso amigo Cap Paz.


Francisco Lima

25/06/2019 - 15:53:19

Filho da terra de muita competência, militar íntegro, merecedor de todas as honras e homenagens. Um grande filho, um pai de família exemplar. Parabéns amigo!


Filipe Vasconcelos

25/06/2019 - 12:51:49

Excelente Biografia. Estamos precisando muito de exemplos de patriotismo. Capitão Paz é esse exemplo, pois tem se dedicado com esmero às Forças Armadas e também tem lutado por um Brasil digno; assim,tem honrado o seu juramento feito à bandeira. MEUS PARABÉNS!!!!!


Ciça Alves

25/06/2019 - 10:49:06

Parabéns querido amigo . Um homem íntegro , honesto , patriota . Será com certeza um ótimo prefeito . Parabéns pela brilhante carreira . Bjxx da amiga Ciça. 😘😘😘👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷


Júnior

24/06/2019 - 21:17:29

Parabéns Capitão. Brilhante carreira. Deus o abençoe.


Lucileia Costa

24/06/2019 - 21:08:03

Querido primo,a sua família mineira,sente honrrada e orgulhosa pelo Mérito! Parabéns ! Abraços.


Igor Paz

24/06/2019 - 20:55:24

Meu pai querido!Sem sombra de dúvidas é um vencedor !Desde sempre me ensinou a ser uma pessoa correta e íntegra !Um exemplo de pai, de militar, de advogado ! Possui uma carreira brilhante ! Tenho certeza que fará muito pela cidade que tanto ama, Paulo Afonso! Minha inspiração !


Rebeca Paz

24/06/2019 - 20:08:54

Meu pai querido! Tem todas as competências para ser um prefeito de qualidade inquestionável. Te amo mais que o infinito, pai! Quem conhece sabe o valor ❤


Sivonaldo

24/06/2019 - 15:22:29

Parabéns! O conheço desde a época em que estudamos juntos, nunca mudou sua personalidade, sempre foi íntegro é honesto. Merece todo nosso respeito.


Adalberto

24/06/2019 - 14:58:24

Capitão Paz, sua história,é sem dúvida, uma das mais bonitas histórias de um filho natural da nossa querida Paulo Afonso.Parabéns, Capitão Paz!nossa cidade está carente de homens com a sua competência. Te esperamos em 2020. ABRAÇOS!


Edmar

24/06/2019 - 13:43:59

Parabéns Capitão Paz VC merece,orgulhoso de você nobre amigo.Continue com essa simplicidade que encantam a todos que te conhecem,gostaria muito de vê-lo calgando um cargo político,precisamos de homens sinceros que tenham dignidade para renovar nossa política corrompida.


Luis Augusto

24/06/2019 - 13:02:27

SD.348 Luis15°GACLapa ParanáClasse 1954Deixo aqui meus parabéns ao Capitão Paz, apresentando armas! Selva!


Luciene Ferreira Costa

24/06/2019 - 12:42:52

Nós seus familiares daqui de Montes Claros-MG, sentimo-nos muito honrados e felizes e bastante orgulhosos pelo seu trabalho e sucesso. Estamos todos torcendo pela sua vitória junto a Prefeitura de Paulo Afonso. O povo de Paulo Afonso só tem a ganhar com a sua eleição. Mãe Quinha manda um especial abraço. Todos nós amamos você! 💛


Alberto

24/06/2019 - 12:33:00

Parabéns capitão Paz,você é a esperança que Paulo Afonso precisa.Estamos juntos em 2020.


Ex-professor

24/06/2019 - 10:28:52

Deus o abençoe. Eu só não brincaria com aquela onça!


Salete Bandeira

24/06/2019 - 09:23:55

Sinto muito orgulho,de ser sua amiga, um grande homem digno dessa homenagem,mais que merecida!Parabéns!!Contamos com seu nome 2020 Sucesso! Estamos juntos.


Estudante

24/06/2019 - 08:52:41

Pongando no sucesso da matéria, e parabenizando o capitão que foi um que aproveitou a estrutura do SPEI, muito bem financiado pela CHESF, e se esforçou, bebeu dos professores com atenção e gana; aproveito para solicitar do comando local a possibilidade do curso da Escola Superior de Guerra que Fernando coordenou as matrículas em Paulo Afonso. O que é bom, deveria ser mantido. Atenciosamente solicito.


Maurício Nunes

24/06/2019 - 05:43:38

Parabéns Capitão Paz! Tive a honra de conhecê-lo, sendo seu vizinho em Brasília conheci sua história de luta, determinação e auxílio ao próximo. Parabéns!! Sei que você poderá fazer muito por Paulo Afonso.


Jackson Manoel de Souza

24/06/2019 - 02:56:59

Parabéns capitão paz é com muita satisfação de ver colhendo alguns frutos doestes 35 anos que conheci, tenho certeza que vai plantar muitas árvores que todos de Paulo Afonso possam colher. Capitão 2020, estamos juntos.👏👏👏👏🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽


Maurício Grubisik

24/06/2019 - 01:38:13

Parabéns ao Capitão Paz por sua brilhante carreira e por ser filho de uma cidade tão amistosa e encantadora como Paulo Afonso. Por seu amor a essa terra com certeza serás reconhecidos pelos Paulosafonsinos. Sua luta está apenas começando. Que continue sendo sua fonte de luz e esperança à cada cidadão que aqui reside. Obrigado por ser um filho tão ilustre.


Rozineide Menezes

24/06/2019 - 01:30:36

Sinto muito orgulho, conheço sua história de honra e exemplo como brasileiro e pai de família


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!