Procissão fluvial e missa festiva encerram festejos de São Francisco em Paulo Afonso
Barcos foram para a Prainha do Candeeiro
Antônio Galdino

Procissão fluvial de São Francisco no Canal da Usina PA-IV
Procissão fluvial e missa festiva encerram programação do novenário de São Francisco em Paulo Afonso

Saída da procissão fluvial, Bairro Centenário
No dia 4 de Outubro, Dia de São Francisco, marcada para as 8 horas da manhã, mas iniciada com mais de hora e meia de atraso, aconteceu uma Procissão Fluvial no Canal de PA-4, na saída do Lago Moxotó, do rio São Francisco até à Prainha do Candeeiro, ao lado do Parque Aquático.
O prefeito Luiz de Deus esteve presente nessa praia, na chegada dos barcos com a imagem de São Francisco.

Outra equipe do Karrancas Boot

Carrankas boot
Dois barcos do Carrancas Boot e algumas lanchas e jet sky acompanharam o trajejo. A imagem foi conduzida em um catamarã. Tanto na saída no Bairro Centenário quanto na chegada da imagem na Prainha do Candeeiro, foi marcante a presença da Banda Musical do Colégio Montessori, tocando canções religiosas.
O trajeto que todos os anos era até à Prainha de Paulo Afonso foi modificado porque a barreira de contenção das plantas aquáticas que invadiam esta praia também impede a passagem de barcos e lanchas.

Prefeito Luiz de Deus, de camisa de mangas compridas

Chegada na Praia do Candeeiro
Da Praia do Candieiro a imagem do santo padroeiro de Paulo Afonso percorreu as principais avenidas da cidade e retornou à Igreja de São Francisco somente depois das 12:30, sendo saudada por um pequeno público.
Na saída da procissão, no Bairro Centenário, o Padre Edinaldo, responsável pela Paróquia de São Francisco falou sobre a programação deste ano e da expectativa do ano de 2019.
“Este ano, em todas as noites, o novenário de São Francisco falou sobre as várias formas de violências e da necessidade do cristão buscar em Jesus Cristo a inspiração para combate-las. E já estamos ansiosos e pensando na organização dos festejos de São Francisco em 2019, quando esta programação, iniciada em 1949/1950 completa 70 anos. Vamos fazer uma linda festa”.

Banda musical do Colégio Montessori

Padre Edinaldo na saída da procissão fluvial, no Bairro Centenário
Sobre a procissão fluvial no rio São Francisco, o Padre Edinaldo falou que “São Francisco passou à história da igreja como grande defensor da natureza e dos animais e esta procissão é um chamamento para que todos tomemos consciência da necessidade de preservação deste rio que nos traz tanta riqueza e a razão da vida de milhões de pessoas, para ele seja mais cuidado e continue como gerador de vida e de riqueza para toda a vasta região que percorre”.
A programação foi encerrada com Procissão, iniciada às 17 horas e Missa Festiva na Igreja de São Francisco, celebrada pelo Bispo D. Guido Zendron, da Diocese de Paulo Afonso e Padre Edinaldo e convidados. Nessa noite, todos os alimentos puderam ser levados. Eles serão depois distribuídos com as entidades assistenciais do município.

Pátio da Igreja de São Francisco - Paulo Afonso/BA

Retorno da imagem á Igreja de São Francisco
O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.