• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

16.08.2011 | 23:52

 Compartilhe:

Criado o GMPA que realiza o seu primeiro Café Cultural

Antônio Galdino

divulgação
divulgação

Maciel Teixeira Lima

No dia 28 de abril de 2011 o empresário Maciel Teixeira Lima, que há anos trabalha com teatro em um grupo da terceira idade e publicou o livro O Matuto Empreendedor, reuniu um grupo de amigos, escritores, poetas, amantes das artes e apresentou a eles uma idéia que vinha martelando a sua cabeça há um bom tempo: criar um grupo multicultural para que, em reuniões periódicas pudessem discutir a cultural local, e também regional, nacional, do mundo, preenchendo uma lacuna no município.

 

Desse encontro de amigos, nasceu o GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso, “constituído com o intuito de reativar, resgatar, recriar e oportunizar atividades culturais no município de Paulo Afonso”

 

Há cinco anos, em outubro de 2006, foi criada a ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso que reúne 15 escritores, poetas, artistas da cidade. Mas os sócios, imortais da ALPA não têm se encontrado com a frequência desejada e por isso surgiu essa necessidade da criação de outro grupo, sem nenhuma rivalidade com a Academia mas, ao contrário, como diz o próprio Maciel e também Edson Barreto, “o desejo é somar, acrescentar mais valores, mais gente voltada para a cultura desta cidade e até reanimar a ALPA e fazê-la emergir. Até porque, os que estão no GMPA, são, na grande maioria, membros da ALPA”, diz Edson Barreto.

Edenilton
Edenilton

Professor Edson Barreto

 

Dessa necessidade de “trocar figurinhas”, criar uma diálogo sobre a realidade atual e a literatura e outras artes, o GMPA vem se reunindo mensalmente e promovendo, a cada dois meses um Café Cultural, oportunidade de homenagear escritores, poetas, gente da cultura local e regional, ao som de música, palestras, debates, apresentação de poesias, um momento de enlevo à alma.

 

Num bate-papo com Maciel Teixeira, fundador do grupo,  a essência dos objetivos do GMPA vem à tona:

Antônio Galdino – Maciel, como surgiu a idéia de se criar o GMPA?

 

Maciel - “O GMPA, Grupo Multicultural de Paulo Afonso, foi criado em Abril de 2011 e nasceu de uma conversa informal a respeito da cultura em nossa cidade. Reunimos alguns amigos em minha casa e ali nasceu o GMPA.

 

Galdino - A que se propõe o GMPA?

 

Maciel - Naquela primeira reunião, dia 28 de abril de 2011, alguns pontos foram questionados e chegamos a um consenso de que a arte, quando organizada e oportunizada para varias classes sociais em seus costumes, crenças, histórias, símbolos e tradições, poderia trazer para a sociedade novos talentos e divulgar melhor aqueles que já fazem trabalhos voltados para a cultura e se empenham em realizar novas tarefas, divulgando e organizando eventos onde podem ser mostrados esses trabalhos e seus construtores .

Edenilton
Edenilton

Escritores, professores e alunos da FASETE no evento

 

Galdino – Quais são as primeiras ações do GMPA?

 

Maciel - Inicialmente o grupo esta empenhado em realizar eventos na área literária, onde poetas e escritores estão sendo homenageados com o café cultural. Evento criado por Rubinho Lima que faz parte do quadro da diretoria do grupo.

 

Galdino – Já existe um cronograma, datas definidas para esse Café Cultural?

 

Maciel - Este evento acontece a cada dois meses. No dia 12 de Agosto foi o primeiro, realizado no a auditório do Colégio Sete de Setembro, quando foi homenageado o escritor João de Souza Lima. Na reunião realizada no dia 03 de agosto foi escolhido por unanimidade para ser homenageado no mês de outubro deste ano o Professor, escritor Antonio Galdino. Outros nomes estarão sendo definidos pelo GMPA em suas próximas reuniões.

Antônio Galdino
Antônio Galdino

Professor Luiz José, fundador do "Modernismo" em Paulo Afonso.

 

Galdino – Recebi essa informação, fiquei muito feliz por esta decisão unânime de colegas escritores e, querendo Deus, estaremos lá participando desse Café Cultural. Mas, que outras ações pretende o grupo?

 

Maciel - O grupo, além de apoiar e coordenar este evento, também busca parcerias com o poder publico e privado para que a cultura seja melhor trabalhada e divulgada em nossa cidade e região.

O Grupo Multicultural de Paulo Afonso elegeu a sua primeira diretoria que está assim formada: Presidente o Maciel Teixeira Lima; 1º Secretário, Edson Barreto; 2º Secretário, Fernando Mota; Tesoureiro Rubervânio Cruz Lima; Diretora Cultural, Jovelina Ramalho; Articulador Social, João de Souza Lima.

O GMPA já tem um blog, organizado por Rubinho Lima. Acesse: GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso.

 

Café Cultural homenageia João de Souza Lima

 

Antônio Galdino
Antônio Galdino

Escritor João de Souza Lima

 

O primeiro Café Cultural do GMPA, realizado dia 12 de agosto no auditório do Colégio Sete de Setembro homenageou o escritor João de Souza Lima que tem 6 livros editados sobre a temática do cangaço, além de participações em outras publicações regionais, mas é também poeta.

 

na região durante 18 anos e relançou o livro de poesias No Silêncio do Ocaso que teve poemas vivenciados, interpretados sob muitos aplausos, pelo mestre em Literatura do IFBA, professor Cleberson.

Antônio Galdino
Antônio Galdino

Escritores João de Souza Lima e Cleberson

 

Presentes os poetas e escritores Fernando Mota, Maciel Teixeira, João Lima, Rubervânio Lima, Edson Barreto e ainda Luiz Ruben, Voldi Ribeiro, Antonio Galdino e professores e alunos de Letras e Direito da Faculdade Sete de Setembro, dentre eles o Professor Luiz José, coordenador do Curso de Letras e a Professora Geruza, coordenadora do Curso de Direito. Esmeralda Patriota, presidente da APLB, também esteve prestigiando o evento. “O público que esteve presente, saiu maravilhado”, diz matéria do site da FASETE.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.