Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Paulo Afonso - quarta-feira, 08 de setembro de 2010 | 07:11


Home > Local

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA
30/07/2010 - 14:37

Desfile da emancipação de Paulo Afonso: um espetáculo de infinita beleza!

Antônio Galdino

Antonio Francisco Antonio Francisco Um mundo de artes no bojo do violão

Milhares de pessoas estiveram na Avenida Apolônio Sales, 28, para assistir ao desfile cívico que encerrou a programação comemorativa dos 52 anos de Emancipação Política da Cidade.

Organizado pela Secretaria de Educação, gerenciada pela professora Selma Carvalho e pelo Departamento de Cultura da Prefeitura, cuja diretora, professora Glória Lira e grande equipe se esmeraram na produção do elementos do desfile das alas das Escolas Municipais que contaram, de forma brilhante, por centenas de crianças a história dos 52 anos do município de Paulo Afonso.

O desfile, sempre esperado pelos pauloafonsinsos, este ano foi mais um grande espetáculo, um show de criatividade que envolveu cerca de 3 mil participantes.

Antonio Francisco Antonio Francisco A ala das baianinhas foi mais um destaque das Escolas Municipais

Aberto por atletas dos vários colégios de Paulo Afonso que anunciavam os Jogos da Emancipação, com direito a pira olímpica, acesa em frente ao palanque, o desfile teve ainda a participação de motociclistas, do Jeep Clube e do Clube do Fusca.

O 20º Batalhão de Polícia Militar, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito da Prefeitura e um carro dos Corpo de Bombeiros estavam no desfile da emancipação política de Paulo Afonso, dia 28 de julho que teve ainda participações especiais que aumentaram o brilho do evento, como a Escola de Samba Unidos do Bairro, da cidade de Penedo-AL e a Banda de Música do 71º Batalhão de Infantaria Motorizada, unidade do Exército brasileiro da cidade de Garanhuns-PE e uma Banda Marcial da cidade de Delmiro Gouveia que abrilhantou o belo desfile do Colégio Monteiro Lobato.

Antonio Francisco Antonio Francisco Colégio Monteiro Lobato

Três grandes colégios da rede particular de ensino estiveram impecáveis na Avenida: O Colégio Monteiro Lobato que contou a história de Paulo Afonso desde o rio São Francisco, os operários da construção das usinas da Chesf, o desenvolvimento social até os nossos dias em alas de muitas cores e alegorias, dançarinos e fantasias de encher os olhos de alegria. Muito bonito.

Outro colégio que trouxe muita luz, cores e criatividade foi o Colégio Montessori que comemorou na avenida suas Bodas de Prata oferecendo à comunidade um enorme presente onde estavam o bolo, dançarinos, arte e o anúncio de seu projeto Monteartes que tem revelado talentos e este ano está associado ao jubileu de prata do colégio.

O Colégio Sete de Setembro também veio para a avenida com roupas de festa, comemorando o seu 46º aniversário. Contou um pouco de sua história, muito ligada à do próprio município e destacou os projetos sociais que a instituição desenvolve.

Os colégios da rede estadual também estiveram no desfile, com suas bandas marciais. Ali estavam o antigo Ciepa, hoje CTEPI, o Carlina Barbosa de Deus, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e Colégio Polivalente.

Antonio Francisco Antonio Francisco Montessori, 25 anos

Embora todos os colégios e outros participantes tenham trazido grande brilho ao desfile, considerado por muitos como o melhor dos últimos dez anos, a grande expectativa do público era a presença das alas das escolas da rede municipal que apresentaram um enredo criado e cantado pelo compositor Oscar Silva como tema "Ah...rima rimou, o nosso Paulo Afonso chegou..."

No palanque, o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, o presidente da Câmara de Veredores, vereador Antônio Alexandre e ainda os vereadores Marcondes Francisco, Marquinhos do Hospital e Juvenal Teixeira, o representante da Chesf, comandantes do Exército, Polícia Militar, Bombeiros e da Polícia Civil dentre outras autoridades, todos aplaudindo muito o belo espetáculo.

Antonio Francisco Antonio Francisco Prefeito Anilton Bastos(de preto)

O prefeito Anilton Bastos parabenizou a cidade pelo seu aniversário. "Com apenas 52 anos, Paulo Afonso tem crescido e se tornado uma grande cidade. O povo está de parabéns, desejo muita paz à comunidade. Nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida de todos continua, principalmente dos mais necessitados", enfatizou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Selma Carvalho, o desfile mostrou toda a história nesses 52 anos da cidade. "O desfile foi um resgate de toda nossa cultura, na música, poesia, prosa, esporte e trouxe para o público assistir a tudo o que Paulo Afonso tem de melhor", destacou a secretária, que também enfatizou que as importantes parcerias fizeram das comemorações um sucesso. "O trabalho em equipe das secretarias de Educação e de Turismo, Cultura e Esporte, através do Departamento de Cultura com Glória Lira, fez com que no final o resultado fosse este sucesso", completou a secretária.

VEJA - Galeria de fotos no site da Prefeitura - www.pauloafonso.ba.gov.br,

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula








2 Comentários

Maxwell Teixeira comentou:
Celebrar os 52 anos de emancipação de Paulo Afonso é considerar apenas uma fração de sua história.
Paulo Afosno merece uma celebração por sua existência pré-emancipatória; ela merece celebração pelo seu povo forte como a braúna arraigada no cálido solo sertanejo; ela merece celebração por sua beleza pitoresca que como tal inspirou Frans Post a transpô-la, ainda que soturna, em suas obras.
Celebremo não, tão somente, 52 anos, mas, uma existência e uma história genuinamente sertaneja.
Comentário publicado dia 03/08/2010 às 14:56
deyse comentou:
eu gotei muito foi do menino q estava segurando a palca da fundame(emanuel)
Comentário publicado dia 07/08/2010 às 20:15
Deixe um Comentário





  • Observações
    • Todos os campos são de peenchimento obrigatório
    • Seu email não será publicado
    • O comentário será enviado para o moderador antes de ser publicado