• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Especiais

15.10.2016 | 00:34

 Compartilhe:

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR. AO MESTRE, COM CARINHO!

Parabéns! Com a educação, muda-se o mundo! Nesse dia especial a lembrança e homenagem à Professora ETELINDA VIANA MARTINS

Antônio Galdino

divulgação
Parabéns, professor, professora...

Parabéns, professor, professora...

Nesse dia especial a lembrança e homenagem à Professora ETELINDA VIANA MARTINS

Foto: Antônio Galdino
Professora Etelinda

Professora Etelinda

Nesse dia, pelo Brasil a fora, mesmo quando a data acontece no meio da semana, as escolas costumam dar um dia de folga para os seus professores. Em algumas até há festa e homenagens.

Há instituições que organizam uma festa grande, em clubes, chácaras, com o objetivo de lembrar que nesse dia, há alguém que precisa ser lembrado: o professor, a professora.

E nos outros dias do ano? Como é o tratamento que se dá a este profissional responsável pela formação de todos os outros profissionais? Qual o nível de respeito das autoridades, da direção das escolas, dos pais e dos alunos com os quais convive o professor, a professora, muitas horas todos os dias?

Qual a valorização que lhe dá aquele que o contrata para levar crianças, vindas das mais diferentes áreas e níveis sociais, a aprenderem a dar os primeiros passos do conhecimento e a conviveram harmonicamente em uma sala de aulas.

A propósito, quais são as condições de uso e de trabalho destas salas de aulas? De que equipamentos e assistência dispõem os professores para o pleno exercício desta nobilíssima profissão, missão, sacerdócio tantas são as multifacetas que ela possui.
Claro que, nesse aspecto, há boas exceções, algumas em escolas públicas e outras, nas particulares...

Ah! Não posso deixar de querer saber quanto recebe um professor,quando lhe pagam, todos os meses, para exercer fielmente este mister?
É de se pensar que tal é a importância desse profissional que, com toda certeza, deve o professor ter um salário bastante elevado, para dar muitas aulas por semana, nos colégios e escolas onde atuam e ainda levar muito trabalho para casa, usar o seu tempo fora da escola para preparar suas aulas, corrigir redações e preparar-se psicologicamente para enfrentar os alunos desinteressados e desrespeitosos e a agressividade dos seus pais quando toma uma atitude disciplinar necessária, tentando corrigir na escola o que a família não fez em casa...

Ledo engano! O seu salário não é nada atrativo e antes de receber os vencimentos do mês, já está devendo o mês seguinte, de tão pouco que recebe. E, assim, como investir em equipamentos modernos, em um transporte decente para ele e a família, em livros, cultura, lazer? Como?

Mas hoje, 15 de Outubro, é DIA DO PROFESSOR. E há ainda quem de fato reconheça o seu valor. Há ainda abraços gostosos e palavras que nos fazem seguir a caminhada, embora muitos, centenas, milhares estejam abandonando a nobilíssima profissão e buscando outras e outros muitos milhares nem pensam nela como opção de trabalho.

Mas hoje, 15 de Outubro, é DIA DO PROFESSOR e, em homenagem a tantos estudantes que precisam de um professor em suas vidas, lembremos de Mark Thackeray, o engenheiro desempregado que virou professor, interpretado por Sidney Poitier no filme Ao Mestre com Carinho... e conseguiu mudar o jeito de ser, de pensar, de agir, de sonhar, de muitos alunos... Fica a sugestão: assistam a este filme...

divulgação
Parabéns, professor, professora...

Parabéns, professor, professora...

Convém lembrar que assim também o fizeram tantos engenheiros da Chesf que deixaram suas tarefas nas obras de construção da primeira Usina de Paulo Afonso para dar aulas aos filhos dos empregados da empresa e foram exímios professores como Dr. Ademar, Bret Cerqueira Lima e tantos outros.

Por ser hoje, 15 de Outubro o DIA DO PROFESSOR, o mestre de todos os dias e até de muitos anos, inesquecíveis até, na vida de muitos alunos, que sejam muitos os aplausos e as homenagens a estes que serão sempre nossos mestres inesquecíveis e que, em cada um deles, nunca morra o sonho de conseguirem ver, mesmo já velhinhos, o reconhecimento, a valorização dessa classe, tão importante e vista pelos que detém o poder, em todos os níveis, com olhos míopes.

Hoje, 15 de Outubro, DIA DO PROFESSOR, no recolhimento do nosso silêncio e com os olhos lacrimejando de saudade, lembremos dos mestres e mestras que, um certo tempo, deixaram marcas profundas em nossas vidas, como a Mestra ETELINDA, que nos deixou há exatos 30 dias e tantos outros que estiveram conosco por um tempo de nossas vidas...

Colegas professores, parabéns a nós pelo nosso dia e vamos seguir a caminhada a cada novo dia porque a educação é a única saída para mudar o mundo.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.