• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Especiais

10.08.2016 | 22:48

 Compartilhe:

Pioneiro chesfiano Euclides Ribeiro será homenageado com nome de edifício, livro biográfico e missa

Programação começa na sexta, dia 12 de agosto

Antônio Galdino

Foto: Antônio Galdino
Euclides Ribeiro durante o Chá da Memória

Euclides Ribeiro durante o Chá da Memória

 Falecido há pouco mais de um ano, em 28 de Junho de 2015, aos 95 anos de idade, o Sr. Euclides Ribeiro foi um dos pioneiros da Chesf, onde começou a trabalhar em 04 de Fevereiro de 1949 e permaneceu nesta empresa por mais de 43 anos, quase toda a vida gerenciando o Serviço de Material de Paulo Afonso.

Mas, o Sr. Euclides Ribeiro, que morou em Paulo Afonso durante mais de 66 anos deixou muitas marcas importantes de sua passagem por este município, além do seu trabalho na Chesf.
Atuou desde o início na construção das igrejas de São Francisco e de N.S. de Fátima e, como diretor da Liga Social Católica, coordenou o trabalho de construção da Escola Casa da Criança, a segunda da Vila Poty, entregue à comunidade em 1962 para atender, inicialmente a 890 crianças carentes do município.

A obra contou com o apoio da Chesf e de comerciantes da Vila Poty e cada sala de aulas desta escola, assim como os seus pavilhões, tem o nome de pioneiros que se dedicaram à sua construção.

Foto: Antonio Francisco (Francisco Imagens)
Desfilando pela Maçonaria, dia 07 de Setembro

Desfilando pela Maçonaria, dia 07 de Setembro

Foi muito atuante no Lions Clube de Paulo Afonso, onde ajudou a construção a Escola do Lions e na Maçonaria, onde se dedicou à construção da primeira etapa da área social da Loja União do São Francisco, conhecido hoje como Clube da Maçonaria e à construção do Mausoléu da Família Maçônica, no Cemitério Pe. Lourenço Tori.
Fiel colaborador da Paróquia de São Francisco, dirigida pelo Padre Celso da Anunciação, colaborou muito para a construção da Igreja do Povoado Arrasta Pé, que só foi inaugurada sete meses depois de sua morte.

divulgação
Capa do livro EUCLIDES RIBEIRO -95 anos de histórias de vida

Capa do livro EUCLIDES RIBEIRO -95 anos de histórias de vida

 Com o objetivo de perpetuar a sua memória, os filhos e familiares do Sr. Euclides tiveram a ideia de escrever um livro com a sua biografia e, para isso, convidaram o professor e escritor Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja.

Muito honrado e sentindo o grande peso da responsabilidade, o professor Antônio Galdino realizou intenso trabalho de pesquisa que durou cerca de um ano e para isso contou com o apoio de familiares e de depoimentos de muitos amigos do Sr. Euclides Ribeiro.

O resultado foi um livro de cerca de 250 páginas chamado EUCLIDES RIBEIRO – 95 anos de histórias de vida que será lançado no Cepeazinho no dia 13 de agosto, às 18 horas.

A família decidiu que toda a receita da venda do livro será entregue à Paróquia de São Francisco.
Aproveitando a oportunidade do livro e em reconhecimento ao excepcional trabalho realizado pelo Sr. Euclides Ribeiro na Chesf, o engenheiro Flávio Motta, da Gerência Regional de Operação de Paulo Afonso, onde trabalha um dos filhos do Sr. Euclides, o engenheiro Marcos Aurélio Ribeiro, apresentou a ideia de dar o nome deste pioneiro chesfiano ao edifício do Almoxarifado da Chesf em Paulo Afonso, onde sempre trabalhou.

Foto: Antônio Galdino
Almoxarifado de Paulo Afonso terá o nome EUCLIDES RIBEIRO

Almoxarifado de Paulo Afonso terá o nome EUCLIDES RIBEIRO

 A ideia foi imediatamente aprovada pela diretoria da Chesf e as solenidades que marcam esse evento estão programada para a sexta-feira, dia 12 de Agosto e para o Sábado, dia 13 de Agosto, às 16 horas, com a presença (no sábado) do Presidente da Chesf, José Miranda e do Diretor de Transmissão da Eletrobrás, Dr. José Antônio Muniz, amigo do Sr. Euclides de longas datas.
No domingo, dia 14 de Agosto, às 7 horas da manhã, será celebrada Missa na Igreja de São Francisco.

Foto: Antônio Galdino
Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

VEJA a programação completa das homenagens ao Sr.Euclides Ribeiro:

Dia 12/08 – 16 horas – Almoxarifado da Chesf
Dia 13/08 – 16 horas – Almoxarifado da Chesf
Dia 13/08 – 18 horas – Lançamento do livro EUCLIDES RIBEIRO – 95 anos de história - no Cepeazinho.
Dia 14;08 – 07 horas – Missa na Igreja de São Francisco

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.