• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Cultura & Arte

02.07.2017 | 23:47

 Compartilhe:

Reunião com escritores é o embrião do Núcleo da UBE em Paulo Afonso

Será o Núcleo Regional do Sertão do São Francisco

Antônio Galdino

Reunião com escritores é o embrião do Núcleo Regional da UBE do Sertão do São Francisco com sede em Paulo Afonso

Foto: Antonio Galdino
Edson Mendes, Secretário Geral da UBE

Edson Mendes, Secretário Geral da UBE

 O Secretário Geral da UBE, o pauloafonsino Edson Mendes, reuniu-se no sábado, 1º de Julho com escritores, pesquisadores e promotores culturais de Paulo Afonso e Delmiro Gouveia com o objetivo de se ver a possibilidade de criar um Núcleo da União Brasileira de Escritores, que tem sede no Recife, neste município baiano.

No encontro, que aconteceu na Casa da Cultura, o Secretário da UBE falou da respeitada instituição que completa 60 anos de muita atividade no Recife e em vários municípios pernambucanos e que teve entre os seus membros Ariano Suassuna e Frederico Pernambucano de Melo, que já foi seu presidente e outros grandes nomes da literatura brasileira.

Edson Mendes apresentou os requisitos para admissão dos associados e falou as diversas ações da UBE na sua sede e nos vários núcleos já instalados.

 

Foto: Antonio Galdino
Reunião com presidente da UBE em Paulo Afonso

Reunião com presidente da UBE em Paulo Afonso

 A proposta inicial de se criar um Núcleo Municipal evoluiu para que este núcleo seja Regional abrangendo, além de Paulo Afonso e outras cidades baianas, vários outros municípios da região do São Francisco, tendo em vista, como destacou o Professor e escritor Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia “o Professor Antônio Galdino, escritor e diretor do jornal Folha Sertaneja, através desse jornal já realizou em 2014 e 2016, duas bienais do livro e delas participaram cerca de 50 escritores da região”.

Todos os presentes acreditam na possibilidade de ser organizado este Núcleo Regional da UBE que reunirá escritores dos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe separados por apenas alguns poucos quilômetros e sendo todos banhados pelo rio São Francisco.

Foto: Lívia Sousa
Alguns dos escritores presentes à reunião com Secretário da UBE

Alguns dos escritores presentes à reunião com Secretário da UBE

Nos próximos dias uma nova reunião, também com a presença de outros escritores que já declararam o seu apoio à iniciativa mas não puderam estar presentes por motivo de viagem ou outros compromissos, já definirá a consolidação da organização da diretoria regional e a criação do Núcleo Regional da UBE do Sertão do São Francisco, com sede no município de Paulo Afonso, que estará pronto para ser oficialmente instalado pela Diretoria da UBE.

Como ser sócio da UBE – Núcleo Sertão do São Francisco, em Paulo Afonso-BA

Para pertencer ao quadro de associados da UBE há necessidade de se preencher uma ficha de inscrição que será submetida à aprovação da Diretoria Executiva da instituição, sediada no Recife, ser pessoa física maior de 18 anos e atender a um dos seguintes requisitos:
– Ter publicado livro de natureza literária ou
- Ter publicado um número mínimo de doze artigos ou trabalhos assemelhados devidamente assinados, em revistas ou jornais de grande circulação;
- Ter sido autor de peça teatral ou trabalho cênico;
- Ter sido autor ou coautor de textos ou roteiros em linguagem audiovisual;
- Ter publicado livro digital de natureza literária;
- Seja autor de livro, mesmo inédito, que tenha sido premiado em concurso literário;
- Contribua regularmente com textos literários digitais em revistas, blogs, site e congêneres, e outras mídias existentes;
- Tenha publicado pelo menos doze títulos em cordel.
A anuidade deverá ser paga pelo associado em parcela única, no valor total de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).
Foi o que informou o Secretário Edson Mendes aos participantes da reunião realizada na Casa da Cultura de Paulo Afonso na noite do dia 1º de Julho de 2017.
Os interessados da região que preencherem o que determina o Estatuto da UBE devem entrar em contato com o Professor Antônio Galdino da Silva pelo telefone 75-3282-0046 ou pelo WhatsApp-75-99234-1740 e/ou email: professor.gal@gmail.com para obter mais informações e receberem a Ficha de Inscrição para preenchimento. Uma vez preenchida a Ficha de Inscrição deverá ser enviada para o e-mail acima e será encaminhada para a avaliação da Diretoria da UBE, conforme preceitua o seu Estatuto.
Orientações e informações ainda mais específicas poderão ser conseguidas diretamente com o Secretário Geral da UBE, pelo WhatsApp -81-98105-1952.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.