• Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Início » Local

15.02.2019 | 20:26

 Compartilhe:

3ª Jornada Social planeja ações e estratégias para atingir metas na rede socioassistencial

‘Fortalecendo a Assistência Social em Paulo Afonso’

ASCOM/PMPA

 3ª Jornada Social planeja ações e estratégias para atingir metas na rede socioassistencial em Paulo Afonso

Divulgação ASCOM PMPA
3ª Jornada Social em Paulo Afonso

3ª Jornada Social em Paulo Afonso

 A Prefeitura de Paulo Afonso realizou nos dias 13 e 14 de fevereiro, no auditório do Memorial Chesf, a 3ª Jornada Social. Com o tema ‘Fortalecendo a Assistência Social em Paulo Afonso’, o evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e contou com palestras, mesas de debates sobre os assuntos abordados e apresentações culturais.

Na abertura, na quarta-feira (13), após a apresentação do Grupo Cultural Filhos da Terra, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, agradeceu aos organizadores e participantes. Em seu breve pronunciamento, ela enfatizou que a assistência social prestada pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da SEDES, é o reflexo do compromisso do governo municipal com a população.

“Obrigada a todos que estão conosco nesse momento especial, promovido para que planejemos nossas ações para o ano de 2019, nos preparando para enfrentar os novos desafios e consolidar a política de assistência social em Paulo Afonso. Nosso objetivo, enquanto agentes públicos,é encontrar a melhor forma de atender à população, oferecendo um serviço de qualidade com os recursos que recebemos dos governos estadual e federal. E nós só podemos avançar capacitando os profissionais responsáveis pelo atendimento, para que a população perceba os resultados de nossas ações e para que deixemos um rastro de bondade em cada canto de nossa cidade”, falou Ana Clara.

Divulgação ASCOM PMPA
3ª Jornada Social em Paulo Afonso

3ª Jornada Social em Paulo Afonso

As duas primeiras palestras foram ‘Motivação, bem estar e Satisfação do Profissional’, proferida pela professora e coach Marta Ayres, e ‘Retirar pessoas da situação de risco ou de vulnerabilidade é a principal meta da proteção social’, com a consultora Mana Pinho.
Debates:

Na mesa de debate número um, o professor de Direito Penal e integrante da Polícia Civil da Bahia, Valmário Silva, falou sobre a Lei da Escuta Assistida (nº 11.431/2017). O professor deu explicações sobre o exercício de integração de políticas públicas específicas para crianças e adolescentes, formas de violência, direitos garantidos e aplicação da Lei Maria da Penha em face do autor da violência praticada.

Margarida Jambeiro foi a relatora da mesa número dois, que tratou sobre Gestão de Serviços Socioassistenciais. Em suas explanações, Margarida orientou os técnicos e coordenadores de programas sobre como, juntamente com a equipe, traçar programas de ações, comandar, coordenar, controlar e oferecer aos usuários, diferentes oficinas de capacitação que possibilitem seu ingresso no mercado de trabalho, de acordo com as tendências atuais.

Divulgação ASCOM PMPA
3ª Jornada Social em Paulo Afonso

3ª Jornada Social em Paulo Afonso

 O tema da mesa número três foi A Gestão do Controle Social. A consultora Mana Pinho falou sobre formação de conselhos, deliberação comportamento dos conselheiros, acompanhamento das ações e controle da execução das políticas de assistência social.

Na quinta-feira (14), segundo e último dia da 3ª Jornada Social, a Filarmônica 28 de Julho, da SEDES, abriu as atividades com um show de músicas eternizadas por astros nacionais e internacionais, como Zé Ramalho, Michael Jackson e a banda Coldplay.

Em seguida, com o tema ‘Autismo e Hiperatividade’ o Workshop em Psicanálise, ministrado pelo pastor evangélico e psicanalista Ronaldo Sávio, mostrou a definição da personalidade humana na visão de Sigmund Freud. Diferenças de comportamento, sentimento e reações como medo, pânico, reneurose e psicose, segundo as explanações do palestrante, são geradas pelo consciente, subconsciente, ego ou superego. Ele considera que em muitos casos a psicanálise pode ser empregada no dia a dia de quem trabalha com atendimento ao público, especialmente de crianças e adolescentes.

“Como a assistência social lida com pessoas, desde a infância até a fase adulta, é necessário ter um olhar clínico para perceber em cada pessoa, através do modo de falar, alguns dramas que se passam em sua família e ela prefere não compartilhar. Dessa maneira, o profissional da área social poderá impedir o agravamento do suposto problema e uma situação mais grave no futuro”, explica Ronaldo Sávio.

Margarida Jambeiro, em sua última participação na jornada, apresentou o relatório de atividades da rede socioassistencial em 2018. Os números apresentados, segundo a própria Margarida, comprovam o empenho de toda a equipe do governo na busca constante pelo avanço na qualidade do serviço da rede. Atualmente, entre os programas Educação Inclusiva, Inclusão Produtiva, Estação Juventude, CRAS, CREAS, Bolsa Família, Paulo Afonso Cidadania e a Rede de Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 95 grupos de pessoas são beneficiadas pelas ações da rede socioassistencial.

Encerrando, a pedagoga Mana Pinho, da Consultoria Mana Pinho Associados, de Salvador, ministrou a palestra ‘A Importância do Planejamento Estratégico para o Sucesso da Política Pública’. Determinar objetivos para curto, médio e logo prazos; considerar, saber, saber ser e saber fazer foram alguns dos subtemas da última palestra da 3ª Jornada Social de Paulo Afonso, que contou com a participação de coordenadores, técnicos e educadores da rede socioassistencial da Prefeitura, além de representantes de diversos setores governamentais e não governamentais.
Ascom/PMPA

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.


Table has no partition for value 1550455605